terça-feira, 15 de maio de 2012

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ANUNCIA MERENDA PARA ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL


Quinta-feira, 09 de fevereiro, 11h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos NSEE)

           Secretário Daniel Zen, Coordenador Zequinha e funcionários do Setor da Merenda Escolar

O Governo Estadual decidiu estender o benefício da merenda escolar também para os alunos do ensino médio da rede estadual. O anuncio foi feito em Cruzeiro do Sul, no dia 09 de fevereiro, pelo Secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen, durante visita que fez ao Almoxarifado da Merenda Escolar na cidade. 

Com a medida tomada pelo Governador Tião Viana, o benefício deixará de ser uma exclusividade dos alunos da educação infantil e fundamental, tornando-se realidade também para milhares de adolescentes e jovens que frequentam as salas do ensino médio em todo o Estado do Acre. 

O Secretário informou que foram necessários investimentos na melhoria da estrutura física das escolas de ensino médio, além da aquisição de utensílio e equipamentos de cozinha e cantina, providencias indispensáveis para que o programa de ampliação da merenda escolar pudesse dar certo. “Fizemos uma adaptação em todas as escolas do Estado, experimentamos um sistema de terceirização em algumas escolas de Rio Branco e partimos para uma decisão mais ousada de implantar o mesmo modelo da merenda do ensino fundamental e infantil, com as cozinhas, merendeiras, entrega dos produtos e itens integrantes do cardápio”, salientou o Secretário.

A medida atende a premissa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que objetiva beneficiar adolescentes e jovens, garantindo-lhes lanche gratuito e de boa qualidade de forma gratuita. Segundo Daniel Zen o ano de 2012 ficará marcado pela universalização da merenda escolar em todos os níveis da educação estadual, o que representará melhoria no desempenho de todos os alunos.

 O secretário destacou que os produtos da merenda escolar estão sendo adquiridas através de licitações convencionais, destinadas aos produtos industrializados – massas, enlatados e processados - e as Chamadas Públicas para os produtos da agricultura familiar. 

Outra novidade que vem no bojo da ampliação do Programa de Merenda Escolar, também destacada por Zen, será o incentivo a agricultura familiar no Acre. “Envolvemos diversas Secretarias de Estado neste processo, inclusive a Procuradoria Geral do Estado e Comissão Permanente de Licitação. Vamos adquirir os produtos regionais diretamente das Cooperativas, Associações e Produtores. A Merenda Escolar será incentivará também o crescimento econômico e social dos municípios e regiões do nosso Acre”, Zen fez questão de acrescentar que o governo investiu R$ 7 milhões na merenda escolar em 2011. 

Com a ampliação para o ensino médio o investimento em 2012 será de R$ 15 milhões para atender os alunos das turmas regulares, bem como aqueles pertencentes a programas especiais como PEEM, Poronga, Tempo de Aprender e Asas da Florestania. 

Zequinha afirma que merenda será de boa qualidade

 Para o Coordenador do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Professor Zequinha Lima, o cardápio da merenda será variado e repleto de produtos da região, como frango,hortaliças e frutas. Ele salientou,“a alimentação nas escolas será balanceada, diversificada, saborosa, nutritiva e saudável”.

Ao fazer essa afirmação, o Coordenador informou que a SEE contratou merendeiras que serão qualificadas, além de contar com um quadro de nutricionistas que farão a montagem do cardápio e a fiscalização sistemática da qualidade da merenda fornecida aos alunos. “Queremos que nossos alunos sejam bem atendidos. Para que isso aconteça vamos exigir produtos de boa qualidade e muito esmero no seu preparo. A Vigilância Sanitária deverá percorrer as escolas fazendo a certificação de nossas dependências e métodos de preparo”, disse Zequinha Lima.

Secretário Daniel Zen e Coordenador Zequinha Lima.

Imprensa: TV Aldeia, Voz do Norte e TV Juruá.

O Coordenador da Merenda Escolar,Janilson Azevedo.

Entrevista coletiva

Uma amostra dos legumes que vão para as escolas.