segunda-feira, 14 de maio de 2012

Em parceria com UnB e UAB, Governo do Acre forma turmas em Artes Plásticas, Música e Teatro.



Sexta-feira, 10 de fevereiro – 23h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).


Secretário de Educação e esportes Daniel Zen e os formandos
 de Arte visuais, Música e Teatro

Através de parceria firmada entre o Governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, UnB – Universidade Nacional de Brasília e UAB – Universidade Aberta do Brasil, 16 acadêmicos concluíram os cursos de Artes Plásticas, Música e Teatro, na outorga de grau em Licenciatura realizada no dia 10 de fevereiro, no Teatro dos Náuas, o segundo maior do estado. O fato é inédito na história da educação do Vale do Juruá, que não possuía ainda graduação nessas áreas. 

O Ministério da Educação instituiu em 2005 o projeto UAB com o propósito de construir ações articuladas entre as três esferas de governo, que culminassem com a implantação de um revolucionário sistema de educação superior à distância. Abrangente, esse programa inclui a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, e está voltado para a elevação da qualidade do ensino no Brasil através da formação gratuita nas regiões mais remotas do país. A UnB, uma referência no ensino superior da América Latina, passou então a integrar a parceria, sendo o programa um novo marco na educação nacional.

O Governo do Estado do Acre não relutou em aderir ao programa, encaminhando ao Ministério da Educação proposta de implantação de 08 Pólos de Apoio Presencial, aí incluído o Pólo de Cruzeiro do Sul. A parceria foi celebrada através do Acordo de Cooperação Técnica 153/2008. Pelo Governo Federal foram signatários a Universidade de Brasília - UnB e a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Inicialmente o Pólo cruzeirense iniciou suas atividades nas dependências da Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth a partir de maio de 2007. Ali funcionou a coordenação, bem como os laboratórios, secretaria e salas de aula. As atividades acadêmicas começaram  em 18 de agosto do mesmo ano com 50 alunos. De maneira ainda improvisada, os alunos enfrentaram dificuldades impostas pelo pioneirismo do programa e a deficiência verificada pela logística ainda deficitária. A conexão de internet era feita por meio de antena Gesac de 256 kbps, com 15 computadores ligados a rede. Apesar dos percalços iniciais, não houve desistências.

As precariedades estruturais tiveram fim no ano seguinte. No dia 12 de Dezembro de 2008 o Programa passou a contar com espaço próprio. Era inaugurado o Cedup. Com 865 metros quadrados de área construída, a nova e moderna estrutura garantiu comodidade aos alunos e condições operacionais excelentes. A conexão de internet passou a ter duas opções: via satélite (programa GESAC 1.8 mbps) e via banda larga (Brt/Oi), o que assegurou conectividade ininterrupta através dês computadores instalados em todas as dependências da nova e moderna sede. Agora uma nova ferramenta estará disponível no espaço. Aguarda-se a instalação de roteador wi-fi, que garantirá acesso sem fio aos usuários de computadores portáteis. 

COLHENDO OS FRUTOS

“Estamos em uma fase de consolidação de um sistema educacional nacional. Temos muito a compartilhar em termos de boas práticas e muito a resolver nesse processo de construção que estamos trabalhando conjuntamente”, ressaltou a Coordenadora do Cedup cruzeirense Elenilda Maia. 

Na sua avaliação muitos foram os desafios que tiveram que ser enfrentados. As dificuldades iniciais não passavam apenas pelas limitações estruturais, mas também pela desconfiança dos foram pioneiros no processo. Disse ainda que a curta história do ensino a distância em Cruzeiro do Sul permite a todos muitas e proveitosas lições. “Nos não temos ainda como mensurar tudo isso. É uma conquista para extraordinária contarmos agora com 16 professores licenciados em Artes Visuais, Música e Teatro. Parabéns a todos e que Deus os abençoe muitíssimo”, comemorou a Coordenadora.

Comemorando com bastante entusiasmo a conclusão do curso, o formando em música Emerson Nogueira disse: “Estou realizando um sonho. Foram cinco anos de muito estudo e dedicação. Ao contrário do que muitos chegam a pensar, essa faculdade é difícil, pois exige muito empenho e disciplina em razão das tarefas e atividades propostas”. Ele fez questão de destacar ainda que nessa modalidade de ensino o esforço individual conta muito, mas que valeu a pena o empenho de todos.

ZEN DESTACA ALTO INDICE DE QUALIFICAÇÃO NO ACRE

O Secretário Estadual de Educação, Daniel Zen, não escondeu seu contentamento em participar da solenidade de formatura dos 16 alunos. Em sua fala fez veemente defesa da educação à distância, dizendo que não cabe mais o questionamento que muitos faziam tempos atrás sobre a qualidade e viabilidade dessa modalidade de ensino. 

Para o Secretário esse panorama adverso mudou bastante devido, inclusive, ao advento das mídias digitais, das tecnologias digitais e da democratização do acesso a internet no Brasil. Para ele os equipamentos de informática também passaram por uma profunda evolução, destacando o advento dos microcomputadores e dos tabletes. Disse ainda que o estado possui profissionais qualificados e com experiência que permite garantir o sucesso da educação a distância, conferindo aos cursos a mesma qualidade oferecida pelo modelo presencial.
 
Daniel Zen disse ainda que, a seu modo de ver, a única perda aparente com a educação à distancia, comparativamente com a presencial, seria a da convivência no ambiente acadêmico. Mas, essa perda seria relativa, visto que mesmo na inovadora educação a distância não se pode prescindir dos encontros. “Na verdade podemos dizer que esse é um processo de educação semipresencial. Existem os encontros semanais e, convém lembrar, as avaliações são presenciais”. O Secretário lembrou que a comprovação da eficiência da educação a distancia vem da boa experiência com o curso de pedagogia realizado em parceria coma UnB. Para ele o curso foi um sucesso e os profissionais formados são de excelente qualidade, estando esses a provar na prática do exercício do magistério. 

Para o Secretário tudo isso faz parte de um conjunto de esforços que o Governo do estado empreende em favos da qualificação de seus profissionais da educação, visando sempre a melhoria do nível do ensino no Acre. Informou que nos últimos treze anos foram milhares de profissionais formados por meio dos mais variados programas e parcerias, o que possibilitou ao Acre atingir a marca histórica de 94% dos professores com nível superior na rede estadual. “Hoje gozamos desse privilégio de sermos um dos poucos estados que tem mais de 90% de professores formados atuando na rede, sendo esse um dos principais fatores a elevar nossa qualidade nas avaliações externas de larga escala, principalmente Ideb e o nosso CEAP”, destacou.

Em apenas um ano a frente da educação estadual, Daniel Zen vem se notabilizando pelas propostas inovadoras implementadas na área. A pauta de inovações teve início com a implantação do Centro de Estudos de Línguas, que possibilitou a oferta dos cursos de Inglês e Espanhol com a mesma qualidade verificada nas escolas particulares de idiomas.

 O Secretario anunciou que ainda este ano será instalado o primeiro Núcleo de Línguas em Cruzeiro do Sul, com capacidade inicial para 300 alunos.  No Acre inteiro, serão mais de 5 mil alunos estudando em núcleos nos mais diversos municípios do estado. Para ele essa foi a primeira das grandes inovações de sua gestão, mas lembrou ainda a distribuição de milhares de notebooks para alunos do ensino médio. “Nossos alunos passaram a contar com uma ferramenta importante, dando-lhes melhor suporte de estudo, com muitos conteúdos, vídeos educativos, jogos, e muitos títulos de obras literárias. Passaram a ter a possibilidade do acesso a internet e o manejo da tecnologia imposta pela necessidade do tempo contemporâneo”, concluiu Daniel Zen.

Teatro dos Náuas, palco dos formandos da Unb. 
Familiares dos formandos prestigiando o evento.

Aldemir Maciel e Marlon Pinheiro recebendo diploma de honra ao Mérito
 
Formandos da turma de Música

Lenilda, prof.º Paulo Marinse e a formanda Glória Silva

Ivo Glavão, Zequinha Lima e  Mazinho Rogério
Elenilda, Nazaré, Profª. Fabiana Marroni ( Artes Cênicas)
Alguns formandos da turma de Artes Visuais

Emerson Marques Nogueira formando em Música