segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alunos de escolas públicas recebem atendimento oftalmológico.



Segunda-feira, 07 de maio – 10h30min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE)

O Programa Saúde na Escola proporcionou aos alunos das escolas estaduais exames oftalmológicos e óculos gratuitos.

O programa Saúde na Escola (Projeto Olhar Brasil) oferece consulta oftalmológico a aproximadamente 150 alunos de escolas públicas de Cruzeiro do Sul. O atendimento acontece durante os dias 07 e 08 de maio, a partir das 7h30min, na escola Valério Caldas de Magalhães, tendo como meta fazer as crianças enxergarem mais e aprenderem melhor.

Desde 2009 o Acre aderiu ao projeto que é coordenado pelo médico Rutênio Sá que leva atendimento e óculos aos alunos da rede pública de ensino e afirma que já foram contemplados 16 municípios com consultas oftalmológicas e entrega de óculos. “Os profissionais da área, com dedicação clareiam as paisagens e o horizonte dos que sofrem em virtude de problemas de visão, oferecendo qualidade de vida a esses alunos”, afirmou o médico.

Para a coordenadora do programa no município Graça Almeida todas as ações do Saúde na Escola são possíveis de serem realizadas, devido o trabalho de triagem, agendamento  e acompanhamento das necessidades das crianças. “O nosso trabalho consiste na prevenção, tratamento e cura dos problemas que atinge tanto a saúdevisual como bucalde nossos alunos.Só no ano passado foram entregues aproximadamente oitocentos óculos e na parte odontológica cerca de treze mil crianças foram atendidas.” explicou Graça.

A senhora Maria das Graças Gomes, mãe do aluno Ramon Santos, da Escola Tancredo de Almeida Neves, comentou sobre a importância da iniciativa, “Esses tipo de trabalho que o governo oferece para os alunos é muito importante, pois meu filho tem um problema visual desde pequeno, devido à paralisia e precisa trocar o grau de seis em seis meses, então além de melhorar o aprendizado dele, a iniciativa do projeto contribui com o orçamento familiar.” salientou dona Graça.

O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino.

Sobre o Projeto Olhar Brasil


                                             
Altos percentuais de problemas oftalmológicos que afetam a população brasileira e a desigual distribuição dos recursos humanos e financeiros para a sua abordagem. Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.

Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente na sua auto-estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida. 

Alguns problemas simples e que não são considerados com a ênfase devida podem responder por dificuldades na desejável inclusão social de pessoas com problemas visuais. É o caso dos erros de refração, na maioria das vezes passíveis de solução através do uso de óculos. 

Buscando dar respostas a esses problemas e, reconhecendo as dificuldades de acesso da população brasileira não só à consulta oftalmológica, mas também à aquisição dos óculos, os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram o Projeto Olhar Brasil, através da Portaria Interministerial nº. 15 de 24 de abril de 2007.

O objetivo é Identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.

Alunos e responsáveis a espera do cadastro

Todos anciosos para o atendimento

Graça Almeida,        Kátia Oliveira


Alguns modelos de armações para as crianças

Mãe com olhares atentos para a armação escolhida
O exame com a médica Cristiana Hatmann
Nemias Conceição e seu avô José Conceição, ambos beneficiados