terça-feira, 15 de maio de 2012

Cruzeiro do Sul têm medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.


Sexta-feira 16 de fevereiro, 09h30min

Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE)

 

                   O grande destraque dessas olimpíadas foram as escoals de Ensino Médio

 

Na VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2011, cuja lista de premiados foi divulgada na ultima segunda-feira (13) de fevereiro, Cruzeiro do Sul teve um bom desempenho: conquistou 3 (três) medalhas de bronze, 8 (oito) menções honrosas, 1 (uma) professora e 1(uma) escola foram premiadas com computadores portáteis e kits.Cerca de 18,7 milhões de alunos, sendo que 80 mil do Acre se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Iniciada desde 2005, a OBMEP é um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para estímulo e a melhoria do ensino de Matemática destinado a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano) e Médio das escolas públicas de todo o Brasil, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

O Acre tem participado de forma significativa desse projeto promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com algumas ações apoiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Acre, Severino Correia, em uma conversa com a assessoria da SEE avalia que, “Para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente”.

O grande destaque da OBMEP em Cruzeiro do Sul são as escolas de ensino médio Dom Henrique Ruth e Prof. Flodoardo Cabral, que em anos anteriores nunca haviam sido premiadas. A atual gestora da escola DHR, Cristina Enes, comenta sobre o resultado, “Como coordenadora de matemática é uma realização muito grande. Sempre tive o zelo de estar motivando os professores/alunos para melhorar nosso desempenho em matemática. Nosso resultado na avaliação do Estado foi razoável, sendo uma satisfação e felicidade para toda comunidade escolar recebermos essas medalhas e a premiação, fato inédito nas escolas de ensino médio de nossa cidade”, comentou Cristina.

A coordenadora de Ensino da Escola São José Sernízia de Araújo Correia falada importância da escola em participar da Olimpíada de Matemática, “A preparação para Olimpíada de matemática é um momento muito importante em que trabalhamos com os alunos as dificuldades nessa disciplina. Esse momento traz um estímulo, pois participamos dessa competição desde 2005 e de lá para cá já tivemos medalhas de prata, bronze e várias menções honrosas. O bom disso é que os momentos de estudo, preparação e desempenho traz um novo ânimo no ensino da matemática”, relatou Sernízia. 

A alegria e satisfação contagiam os alunos que foram premiados na OBMEP. Todos comentam os esforços, as dificuldades e o orgulho das medalhas conquistadas, é o caso da aluna da medalha de bronze da escola Dom Henrique Ruth, Hadassa Cordeiro dos Santos, “Estou muito feliz, não esperava ganhar premiação, porque achei a prova muito difícil. Me preparei muito com as apostilas da própria OBMEP, nos bancos de questões do site, além do auxílio do professor de matemática Claudeir. Sempre ganhei menções honrosas, agora com a medalha de bronze pretendo ganhar a de prata e quem sabe a de ouro”, disse a aluna. 

O aluno Ivi Fernando medalhista de bronze, por duas vezes da Escola de ensino Fundamental São José sente-se motivado para enfrentar as próximas olimpíadas, “Desde pequeno, gosto de matemática, minha mãe vivia trazendo provinhas e atividades que eu resolvia muito bem, com o passar dos anos venho aperfeiçoando meus conhecimentos, na escola e em casa quando não tenho nada pra fazer. Tenho prazer em fazer algo que gosto, e fico ainda mais motivado quando sou premiado”, comenta Ivi.

O alunos vencedores são contemplados com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados pelo desempenho de seus alunos. Em Cruzeiro do Sul, nesse quesito, foram premiadas uma professora e uma escola.

Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. Parabéns aos professores e escolas que incentivaram e aos alunos: Andressa Maciel, José Irlan, Amanda Cruz, Ivi Fernando, Vitória Cordeiro (Escola São José) Bruno Menezes (Escola Maria Lima), Rafaela Rodrigues (Escola Presbiteriana), Andressa Nascimento e Eric de Souza (Escola Prof.° Flodoardo Cabral), Hadassa Carneiro, Alana Camila Coelho e Patrick Thanus(Escola Dom Henrique Ruth), premiados de Cruzeiro do Sul que colaboraram para alcançar esse resultado.

                                        Mãe Ivanete, Aluno José Irlan, diretor Nilo da Escola
                                        São José, pai Jarles e aluno Ivini.
                                         Alunas regressos, Vitória Cordeiro e Amanda Cruz
                                        Patrick Thanus, Diretora Cristina Enes, alunas Hadassa
                                        Oliveira e Alana Camila da escola Dom Henrique Ruth.
                                         Diretor João da escola Dom Henrique Ruth e o aluno
                                         Eric de Souza.
                                        Gestora Ana Cleide, professora de matemática Graciane
                                          Oliveira, Aluno Bruno e a coordenadora pedagogica
                                                                   Térdia Maia.