terça-feira, 15 de maio de 2012

GOVERNO DO ESTADO COMPRA MOBILIÁRIO PARA ESCOLAS DIRETO DOS FABRICANTES NO JURUÁ



Quinta-feira 09 de fevereiro, 14h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

                Zé Maria, Secretário Daniel Zen, Zequinha e João Evangelista no Pólo moveleiro. 

Objetivando o fortalecimento do setor produtivo da região do Vale do Juruá, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação, adquiriu grande quantidade de móveis escolares diretamente das empresas do ramo de movelaria sediadas na região. Um lote com 167 armários e 1.600 carteiras já foi entregue a Secretaria de Educação. Esses equipamentos encontram-se armazenados nas dependências do Pólo Moveleiro de Cruzeiro do Sul e deverão substituir moves antigos nas mais diversas escolas da rede estadual.

Em visita ao Pólo Moveleiro, o Secretário Daniel Zen teve a oportunidade de conferir a boa qualidade dos moeis produzidos na região, além de ter mantido contato com dezenas de pequenos empresários do setor.  O Secretário de Educação e Esportes ressaltou que a aquisição direta dos equipamentos escolares nasceu de decisão do Governador Tião Viana ao instituir o Programa de Regionalização de Mobiliário. Com o programa o governo fortalecerá o setor moveleiro e toda a economia regional.

Daniel Zen ressaltou que o Programa em questão teve seu embrião ainda no governo Jorge Viana, apesar de ter sido efetivamente criado em 2011. “Este programa foi criado em 2011, mas teve precedente ainda no governo Jorge Viana, onde se definiu um padrão de qualidade para o mobiliário escolar. Nos últimos anos apenas as grandes empresas conseguiam vencer as licitação. Então, o governador Tião Viana determinou que fosse criado esse programa com uma modalidade de credenciamento que garante a participação das pequenas movelarias”, afirmou o Secretário, para quem esta forma de aquisição democratiza a distribuição dos recursos públicos por meio de uma compra mais justa. 

Daniel Zen informou que está previsto a utilização de R$ 4,3 milhões em todo o Estado para garantir a compra de 15 mil carteiras, além de armários, cadeiras e mesas para o professor. Só para o Vale do Juruá está garantido quase um milhão de reais para as aquisições. Ele disse ainda que se trata de um fato inédito nas relações entre governo o setor de movelaria, o que abre extraordinárias perspectivas de negócios com o consequente fortalecimento das empresas regionais. 

Zen comentou ainda que o Governador Tião Viana acredita no potencial das empresas do Juruá, além de conhecer a qualidade dos produtos da movelaria local. Revelou que o governador teve que convencer técnicos do FNDE sobre a viabilidade do Programa e a boa qualidade dos móveis produzidos a partir de madeira de lei certificada. “Somente um governador devotado à causa de seu povo e empresários arrojados como os senhores pactuariam compromisso de entregar tanto material em um prazo tão curto, sem abrir mão, é claro, da qualidade dos equipamentos que se destinam as nossas escolas”, elogiou o Secretário.

O ineditismo da aquisição dos equipamentos escolares foi festejado por todos os empresários do setor que se encontravam presentes. O presidente da Central de Cooperativas dos Moveleiros do Acre e da Associação dos Moveleiros do Juruá – João Evangelista, falou do grande apoio que o Governo Estadual vem destinando a todos que trabalham no ramo, exatamente em um momento de dificuldades por que passam todos que trabalham com produtos de madeira. “Somos gratos ao Governo do Acre que, através das Secretarias de Indústria e Comercio e Educação, amplia um apoio que sempre tivemos. Agora poderemos nos fortalecer para concorrer em melhores condições com empresas de outras regiões do país”, disse o Presidente. 

O empresário Hélio Pedroza, um dos pioneiros do setor na região do Juruá, também declarou sua satisfação com o programa governamental de compras. “Há muitos anos trabalho com móveis, mas nunca tinha visto uma ação de governo tão benéfica para nós e para nossa região de maneira geral. Nos governos de Jorge e Binho foram criadas as condições para que hoje o governador Tião Viana implementasse um programa tão amplo e justo como este. Quero parabenizar o Governo do Acre”, arrematou Hélio Pedroza.

Zequinha Lima, Coordenador de Educação de Cruzeiro do Sul, também demonstrou alegria pelo fato de estar recebendo significativa quantidade de móveis escolares adquiridos diretamente da indústria local. “Percebemos a boa qualidade dos produtos de nossa indústria regional e ficamos felizes por sabermos que estamos dando uma boa contribuição para o fortalecimento do setor moveleiro do Juruá”, concluiu.

 Chegada a prédio central do pólo moveleiro
O coordenador Zé Maria recepcionando o coordenador
Add caption
         Zequinha Lima e o Secretário Daniel Zen
 
Secretário Daniel Zen em reunião com os moveleiros. 
                        Moveleiros atentos às metas de parceria com o Governo

                     
                              Uma amostra da qualidade dos móveis regionais                            
Hélio Pedroza e Edmilson Damasceno