quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudantes Cruzeirenses Marcham Contra Violência Sexual Infanto Juvenil.


Sexta-feira, 18 de maio – 12h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Estudantes da rede Estadual e Municipal juntos na Campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Neste dia 18 de maio é comemorado em todo o Brasil Dia nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e para comemorar esta data foram realizados em Cruzeiro do Sul – Acre diversas atividades, que foram concluídas com um grande ato público na Praça do Centro Cultural para chamar atenção da juventude e da sociedade para um assunto tão sério e de interesse de todos.

A campanha este ano teve como tema: “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Dá Pena”. E contou com a organização dos seguintes órgãos: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Assistência social, Conselhos de direitos, Conselho tutelar, Escolas municipais e Estaduais e teve apoio da Prefeitura municipal.

O coordenador do CREAS, professor Leônidas, comentou sobre a campanha que marca o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, “Pelo quarto ano consecutivo realizamos essa grande e bela mobilização. É preciso conscientizar a sociedade que esse abuso dá pena de 8 a 15 anos de cadeia. Apesar dos registros de abusos, podemos afirmar que nos últimos anos houve uma diminuição do número de casos, fruto das campanhas realizadas”, afirmou.

O coordenador destacou o concurso de redação que escolheu e premiou quatro alunos do ensino médio e fundamental com o tema Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes Dá Pena.
A delegada Carla Ivane, da Delegacia da Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente, que está em Cruzeiro do Sul apenas há um mês, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre a sociedade e as autoridades civis, “Estamos presentes para mostrar à sociedade que a Polícia Civil também está empenhada em combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Muitas situações de violência ainda não chegam ao conhecimento das autoridades e este movimento preventivo conscientiza a todos e também as crianças que não precisam ficar sofrendo e tem que denunciar os agressores”, ressaltou.

A representante do Conselho Tutelar destacou que o combate ao abuso às crianças e adolescentes tem que ser feito todos os dias, convocando os adolescentes para serem os representantes do Conselho e não se calarem quando souberem que um delito deste está acontecendo.

O coordenador do núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Zequinha Lima, disse que existe uma orientação para os educadores no sentido de tentar identificar possíveis vítimas de abusos ou exploração sexual e tomar os encaminhamentos necessários, junto à família e as instituições competentes.

"Na atualidade esse tema é um requisito básico a ser trabalhado nas escolas, chamando a atenção das nossas crianças para esses abusos, caso aconteçam em seus próprios lares ou em suas escolas. O nosso papel como educador, formador de opiniões é conscientizar, levar informação para nossos alunos, levando-os a uma ação de denunciar, caso isso aconteça com eles ou com alguém que conheçam, para que os agressores possam ser punidos", ressaltou Keila Mara Lima, professora de Língua Portuguesa e Inclusão da escola Tancredo de Almeida Neves.

Para Thaísa Nascimento Birimba, aluna da escola Dom Henrique Ruth, esse é um momento de interação social, " Esse tipo de ação serve para entre outros fatores desenvolver o nosso ser mais humano, ter a capacidade de associar os crimes. conscientizando os adolescentes que entram nesse meio, sem perceberem a atrocidade de tal ação.", comentou.

Durante a solenidade foram homenageados alunos vencedores do concurso que escolheu a melhor redação sobre o Dia Mundial da Luta Contra o Abuso de Crianças e Adolescentes.


Ponto do encontro na Avenida Mâncio Lima
Início da marcha na luta contra o abuso sexual infanto juvenil

Estudantes da rede pública estadual e municipal

Rocinete, Iria e Zequinha Lima, parceiros da campanha
 
Coordenador do CREAS, Leônidas puxando a marcha

Todos juntos combatendo a violência

                          Músicos do 61 Bis





                  Chegada ao Centro Cultural


Momento de reflexão ao tema abordado
Todos ansiosos pelos nomes dos vencedores das redações


Cartaz de repúdio ao abuso sexual

Mensagem a ser seguida
A coordenadora do Conselho Tutelar fez o seu apelo
Representante do Ministério Público fazendo a defesa as crianças e adolescentes

Delegada da Delegacia da Mulher prestando esclerecimento

 Camisa da Campanha