quinta-feira, 17 de maio de 2012

Coordenador do Programa Mais Educação do Estado do Acre visita munícipio de Cruzeiro do Sul.


Sexta-feira, 19 de março de 2012 – 19:00.
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEEE). 

Coordenador Geral do Mais Educação, Denisson Brana

O Coordenador do Programa Mais Educação do Estado do Acre, Denisson Brana, em visita a cidade de Cruzeiro do Sul, reuniu na segunda-feira (19) e terça-feira (20), no Núcleo da SEEE/CZS, os gestores e coordenadores das escolas urbanas e rurais beneficiadas pelo Programa para debaterem sobre metas, objetivos, organização e funcionamento do Mais Educação nas escolas. 

“Para nós da Secretária de Educação é sempre um prazer vir nos municípios dialogar com os gestores e os coordenadores do Programa nas escolas, numa perspectiva de garantir qualidade de ensino para os nossos alunos. Costumo sempre dizer que devemos transformar nossas cidades em cidades educadoras, para proporcionar aos discentes as oportunidades que muitas famílias não podem oferecer a seus filhos em um contra turno por falta de condições”, comentou o coordenador geral, Denisson Bezerra.

Em Cruzeiro do Sul, na primeira etapa que aconteceu em 2009, foram contempladas 9 escolas urbanas, em 2011 mais 2 escolas aderiram o projeto totalizando 11 escolas, atendendo mil e trezentos alunos cadastrados na educação integral, agora em 2012 foram contempladas 16 escolas urbanas e 19 rurais, que estão em processo de funcionamento. 

O Programa tem duração de 10 meses e conta com as seguintes atividades de microcampos, nas escolas cadastradas: Letramento e Matemática, Recreação e Lazer, Teatro, Canto Coral, Banda Fanfarra, Rádio Escola, Horta, Voleibol, Futebol, futsal, Handebol, Karatê, Taekwondo, leitura, Dança, Pintura, Capoeira, informática, HQ e atividades de alimentação saudável.

Denisson comentou ainda sobre a finalidade do Programa Mais Educação nas escolas. “Nenhuma dessas atividades tem a finalidade de criar grandes jogadores, cantores, atores, apesar de descobrirmos vários talentos através delas. Porém o mais importante não é sair com profissionais nas áreas, e sim preparar as crianças e adolescentes para a vida, para a cidadania, para as relações interpessoais, tendo reflexo também nos trabalhos em sala de aula, nas demais disciplinas”, ponderou.  

Para recepcionar o coordenador Denisson, os gestores e os coordenadores nas escolas do Mais Educação, alunos das escolas Maria Lima de Souza e Braz de Aguiar que já trabalham com o Programa há alguns anos, prepararam uma apresentação de teatro e capoeira, revelando que as atividades exercidas no ambiente escolar podem ser realizadas com sucesso.
A coordenadora do Programa na escola Maria Lima, Aleide Correia salientou a importância dessas atividades para os alunos, “Através do Mais Educação o aluno desenvolve habilidades, antes não adquiridas por eles, como desenvoltura para apresentações, facilidade na leitura e escrita, o canto, a adequação a informática, tudo isso brincando, com atividades inovadoras, aguçando a aprendizagem do discente para um futuro melhor”, disse Aleide.

 Átila Cândido, diretor da escola Tancredo de Almeida Neves contemplada pela primeira vez com o Mais Educação,  fala sobre suas expectativas. “Espero que haja uma ampliação do trabalho dentro da escola, um maior aproveitamento, maior aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e ainda nas atividades a mais, que serão oferecidas pelo Programa, contribuindo para a boa qualidade de vida, principalmente com relação ás crianças, adolescentes e aos jovens de nossas escolas e de nosso município”, comentou o gestor.

O Mais Educação é uma iniciativa do MEC, em parceria com o governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Esportes para recuperar alunos do Ensino Fundamental que estão com notas baixas auditadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), através da Prova Brasil, aumentando o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. É uma forma de incentivo para alunos com baixo rendimento, problemas comportamentais e que se encontra em defasagem idade/série.

       Gestores de Escolas que possuem o Programa Mais Educação         


Add caption

Alunos da Escola Maria Lima que já possui o Mais
        Educação apresentando uma peça teatral.

    Todos os gestores prestigiaram a peça teatral 

     Grupo de capoeira da escola Braz de Aguiar

Aplausos para a apresentação da capoeira