sexta-feira, 18 de maio de 2012

EJA capacita educadores e coordenadores da rede Estadual de Educação.


Quarta-feira, 25 de Abril de 2012 - 10:30
Rubiluci Almeida – Setor de Comunicação e Eventos do NSEE.


A escola atende a Modalidade EJA


Com uma proposta pedagógica pensada para jovens e adultos, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), oferece duas vezes por ano “Formação Continuada” para profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos. A 1ª etapa em 2012 acontece nos Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, oferecida entre os dias 23 a 26 de abril, na escola Valério Caldas de Magalhães.

O objetivo da Formação é capacitar os profissionais e coordenadores da EJA, para melhorarem a atuação em sala de aula, oferecendo uma proposta pedagógica voltada para a cidadania e proporcionando ensino comprometido com a qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar.

“Essa formação contribui na preparação do educador na busca ao cotidiano de cada aluno, trazendo para a sala de aula de forma pedagógica a realidade vivida pelo aluno em seu dia a dia. Aprimora o conhecimento, extraindo as dúvidas que surgem no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, qualificando-nos para uma educação de qualidade”, salientou José Cláudio Souza do Vale, professor da escola rural Estrela do Acre, localizada na BR 364.

A EJA é uma modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamentais e médios da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é freqüente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).

A coordenadora em Cruzeiro do Sul Lucilene Silva de Oliveira fala um pouco sobre a Educação de Jovens e Adultos. “A Educação de jovens e adultos é uma modalidade destinada especialmente às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade mais apropriada, entre 15 ou após os 18 anos. Oferecer qualificação aos professores é uma política da Secretária de Educação para que os profissionais que trabalham nesse segmento, com alunos que já foram prejudicados pelo tempo e por outras questões, possam propagar educação de qualidade, com aulas dinâmicas, com aprendizagens significativas na vida desses adolescentes”, comentou Lucilene.


A modalidade ajuda a restaurar o direito à educação negada aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.



            Cartaz de incentivo ao professor.

Materiais Produzidos pelos formandos







                                             
Formadoras - Dalva dos Santos, Edilene da Silva
  e Alessandra Mustafa
Toda a equipe reunida  
        Educadores no processo de Formação
                                Educadores atentos as informações                                  
Coordenadora da EJA em CZS Lucilene Silva 
Colocando a conversa em dia
Momento do intervalo