segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mova/ Alfa 100 realiza atendimento para Projeto “Olhar Brasil”.


Domingo. 06 de maio – 12h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Atendiemnto oftalmológico gratuito aos alunos do Mova/Alfa 

As Secretarias de Estado de Educação e  Saúde através do Programa Saúde na Escola (Projeto Olhar Brasil) realizou no último domingo (06), a partir das 8h00min da manhã o atendimento oftalmológico para aproximadamente 100 alunos da zona rural alfabetizandos do MOVA/Alfa 100, que apresentam necessidade de correção ocular, bem como a prescrição de óculos quando detectados problemas.

Em Cruzeiro do Sul, o agendamento ocorreu na Escola Estadual Valério Caldas de Magalhães e a consulta com a médica de Rio Branco Cristiana Hatmann foi realizada no prédio do Hortência Center. Ao término do atendimento, os alunos que tiveram receita oftalmológica prescrita já faziam a escolha das suas armações para confecção dos óculos. A previsão de entrega é para o início de junho deste ano. 

“O objetivo é melhorar o aprendizado, estimular uma vida mais saudável e proporcionar aos alunos do Mova/Alfa 100 consultas oftalmológicas e a entrega de óculos, tendo em vista as necessidades desses educandos, para que possam concluir essa fase de aprendizagem.”, explicou Rutênio Sá, o Coordenador no Acre do Programa Saúde na Escola e do Projeto Olhar Brasil.

Este esforço é uma iniciativa do Governo do Federal em pareceria com o Governo do Acre, juntamente com a Secretaria de Educação com o objetivo de melhorar os índices educacionais bem como a qualidade de vida da população.

Na oportunidade, a coordenadora do Mova/Alfa 100 em Cruzeiro do Sul, Vanda Lima fala da importância desse tipo de assistência aos alunos do programa. “Desde o processo das matrículas, muitos de nossos alunos que vai dos 15 a demais idade, já se mostram desestimulados, informam que tem problema de vista e que talvez não consigam estudar. Graças a essa parceria entre o governo federal e estadual com Projeto Olhar Brasil, podemos dizer para esses alunos não se preocuparem, pois serão oferecidos consultas e óculos, para que possam permanecer os oito meses em sala de aula, concluindo assim os seus estudos com mais facilidade e melhor aproveitamento”, finalizou Vanda.

Programa ALFA 100
Erradicar o analfabetismo sempre foi um desafio para o sistema educacional brasileiro. Pensando em minimizar este problema, o Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação desenvolvem o MOVA/Alfa 100. Uma ação conjunta com organizações da sociedade civil, que trabalham na perspectiva de alcançar 100% da população acreana oferecendo alfabetização de qualidade.

O Movimento de Alfabetização do Acre – MOVA - teve início no ano 2000, e, em 2003, foi implantado o Programa ALFA 100. O programa tem duração de 08 meses, com 2 horas de aula diária, totalizando uma carga horária de 320 horas.

O educador não tem vínculo empregatício com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte e recebe uma bolsa mensal no valor de 250 reais através Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação e Cultura (MEC/FNDE).



Na escola Valério Caldas para o cadastro e escolha das armações
Depois da consulta a escolha das armações

Alguns modelos de armações

Enquanto espera, coloca a conversa em dia
Coordenadora do Mova/Alfa 100 em Cruzeiro do Sul,Vanda Lima
Rutênio Sá, Coordenador Regional do Saúde na Escola e Olhar Brasil
Alunos do Mova/Alfa 100 no Hortência Center para as consultas
Momento da espera
A oftalmologista Cristiana Hatman preparando para o exame
Exame concluido, encaminhamento para a escolha das armações