quarta-feira, 23 de maio de 2012

NAPI encerra curso de Altas Habillidade/Superdotação.


Sexta-feira, 18 de maio – 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer essa área da inclusão AH/SD, que lida com a eficiência.
A SEE em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão (NAPI), encerrou nesta sexta-feira (18), o curso de AH/SD, Altas Habilidade/Superdotação, que aconteceu entre os dias 07 a 18 de maio, nos turnos matutino e noturno, no prédio do próprio centro de inclusão

O referido curso, cujo tema é “A outra face da Inclusão” contou com a participação de sessenta cursistas, entre eles, professores de sala de recursos e sala comum, estudantes universitários e comunidade geral.

O objetivo é fazer com que as escolas e a sociedade conheçam um pouco do processo histórico da Educação Inclusiva Especial de Altas Habilidades/Superdotação, suas características, desmistificar alguns conceitos equivocados relacionados a essa eficiência, divulgar dentro das instituições e formar profissionais para atuarem no mercado de trabalho.

Os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer essa área da inclusão AH/SD, que lida com a eficiência, além de compreender as características dessa população e como trabalhar atividades enriquecedoras dentro das escolas de Cruzeiro do Sul.

“O curso somou significativamente para o crescimento profissional de todos os envolvidos, facilitando as práticas educacionais e, dessa maneira contribuindo para o processo de inclusão dos alunos superdotados”, salientou a coordenadora do NAPI, Darcy Martins Nicácio.

Para acadêmica de biologia em licenciatura, Maria Izeti Mesquita de Almeida o que a motivou fazer o curso foi a exigência do mercado de trabalho por profissionais qualificados, “Nosso curso nos prepara para atuarmos em sala de aula e, o mercado de trabalho busca pessoas que tenham capacidades de desenvolverem trabalhos cada vez melhores, no ambiente escolar com esses alunos. A inclusão existe, então devemos estar aptos a desempenhar um bom trabalho com as deficiências e eficiências de nossos alunos”, comentou a acadêmica.

“Temos como saldo positivo o fato de acreditarmos que o curso foi de grande valia para todos que participaram, professores, acadêmicos, por ser um tema novo em Cruzeiro do Sul. Nossa Equipe foi formada em 2011, e de lá pra cá estamos expandindo nosso trabalho na tentativa de ajudar esses alunos que tem Altas Habilidades/Superdotação que estão nas salas de aula de nosso município”, salientou MonalisaVeiga, uma das formadoras do curso.

Início das atividades
Acadêmicas participantes do curso
Izeti Mesquita, acadêmica de biologia
Atenciosas na apresentação
Depois do desfile a foto

Atentos as paródias
Futuras cantoras

Orgulho dos formadores

Levam jeito para compositoras

Mais um grupo de cantoras e compositoras

Acadêmica de História, Ieda Araújo, com seu certificado
Mais uma etapa vencida para essa turma
A recompensa esperada
Momento de alegria
Formadores e formandos reunidos
Formadores: Monalisa, Jonas, Lazinete e Meyrecler
Uma das melhores horas ... a do lanche.