quinta-feira, 17 de maio de 2012

Asas da Florestania oferece primeiro Curso de Formação em 2012, para professores das comunidades rurais.



Segunda-feira 12 de março, 18:00h
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).



Professores da Modalidade Asas da Florestania participam de formação continuada.

Os Coordenadores da modalidade Asas da Florestania, ensino Fundamental e Médio, de Cruzeiro do Sul participaram, juntamente com professores e a equipe técnica SEEE/Rio Branco, do 1ª Curso de Formação em 2012, num período de quatro dias 13, 14 e 15 de março, com 8h de duração, no Núcleo da Secretária de Estadual de Educação e Esporte (NSEE) do município.

No encontro foram preparados 71 professores, sendo 46 do Ensino Fundamental e 25 do Ensino Médio, tendo como pauta a exposição do histórico, objetivos e metas do Asas da Florestania, além da elaboração de planejamentos, divididos em equipes de docentes por modalidade (Fundamental e Médio)  e áreas do conhecimentos (Humanas, Ciências da natureza, Linguagens e Códigos) em que os profissionais irão atuar.

“Essa formação é muito importante para mim que estou iniciando nessa modalidade, porque aprendi muitas coisas da qual não tinha conhecimento. A maneira correta de lidar com os alunos, como se adequar à localidade, pois como estou indo para uma área mais distante tenho que estar preparado para viver diversas situações, então foi bastante gratificante, aprendi bastante e é um desafio que terei que enfrentar, dando o máximo de mim, para que eu possa dentro daquela comunidade fazer a diferença”, declarou Josimar Alves, professor que atuará no Ramal 3, anexo Rainha da Floresta.

Para o professor Emílio Matos, que irá lecionar pela 1ª vez na modalidade Asas da Florestania, no ramal 5, na escola Cora Coralina,a formação traz boas expectativas. “Esses encontros faz com as expectativas de trabalho sejam as melhores, pois aprendemos a melhor maneira de trabalhar as questões didáticas e sociais, sendo que é uma experiência nova, sempre fui professor na zona urbana, e agora aceitei esse novo desafio de trabalhar na zona rural, espero que consiga atender as expectativas da escola e da comunidade, com meu trabalho contribuindo para a educação dos alunos”, ressaltou o professor.

 Um dos coordenadores do Programa Alcy Costa ressalta o papel do professor nessa modalidade e a importância de participarem dessas formações. “No Asas da Florestania o aluno é visto como construtor de seu conhecimento e a sua experiência ponto de partida e referencial permanente para novas aprendizagens.  E o professor é um mediador que deve compreender que nesse processo, quanto maior a interação com o aluno mais significativa, competente e qualitativa será a construção do conhecimento. Daí a importância dessas formações para os professores e coordenadores, para que possam conhecer esses objetivos, analisá-los e adotá-los em sua prática diária”, comentou Alcy.

O Curso de Formação tem por objetivo preparar os profissionais que irão trabalhar nas áreas rurais que possuem o Asas, considerando a metodologia proposta e a realidade de cada comunidade.


Recepção aos professores para Formação

        Professores aguardando o início da Formação

    Preparação para as atividades na sala 1    
                    Início das atividades na sala 1

Professores na sala 2 se organizando

    Na sala 2 a equipe da SEEE/Rio Branco Norma e 
                                   Rosângela.

                           Professores atentos 

               Lembrancinhas para os professores

             Dinâmica para despertar os professores


           Momento de estudo, analise e debate.

                 Interação entre os professores

                         Socialização de ideias

        Encerramento da formação no auditório

       Coordenador Administrativo Amarízio Oliveira

       Coordenadora de ensino de CZS, Geane Leite

     A coordenadora de Gestão do Núcleo/CZS, Iria 


A representante da equipe de Rio Branco Norma Balado


      Coordenador do Núcleo da SEE/CZS, Zequinha


                         Bolo da confraternização