terça-feira, 23 de abril de 2013

Merenda escolar de qualidade é entregue na zona rural.



Terça-feira, 23 de abril – 13h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Cada escola receberá, semanalmente,  os produtos perecíveis para a merenda escolar
O Núcleo da Secretaria Estadual de Educação de Cruzeiro do Sul realiza durante dois dias, nesta terça e quarta-feira (23 e 24), a entrega de merenda perecível ás escolas da zona rural do município, constando no cardápio carnes, almôndegas, salsicha, frangos, ovos, hortaliças e frutas.


“Cada escola receberá, semanalmente,  os produtos perecíveis para a merenda escolar. Todas as merendeiras da rede estadual recebem orientações e sugestões de cardápios  para que as refeições sejam as mais balanceadas possíveis. Em muitas famílias, dependendo da condição social, a merenda escolar costuma ser a única refeição nutritiva dos filhos, por isso, temos que estar atentos para a qualidade do que é servido aos alunos", enfatiza Zequinha Lima, Coordenador de Educação do Núcleo da SEE/CZS.


Os produtos refrigerados são transportados para as escolas em caixas térmicas para melhor acondicionamento. Os gêneros alimentícios não-perecíveis continuarão sendo entregues normalmente. Tudo isto para que seja cumprido o cardápio feito pelas nutricionistas Roseane Maria Reis dos Santos e Bruna da Costa Viana.


O Coordenador da Merenda Escolar de Cruzeiro do Sul, Janilson Azevedo considera uma conquista, a inclusão das Escolas Rurais Dion Thaumaturgo, General Rondon, Humberto de Campos, Jader Machado, Cora Coralina e Magia do Saber no atendimento urbano, no que diz respeito à merenda escolar. “Essa era uma reivindicação das comunidades feita há algum tempo, o Governo do Estado prontamente atendeu,melhorando a qualidade da merenda escolar para centenas de crianças da Zona Rural” comentou.


No cardápio se observa os hábitos regionais como, sopas, canjas, leite com achocolatado, sucos, biscoitos, cuscuz, macarronada, arroz doce, mingau de banana, baião de dois entre outros.


Para a professora Francisca Eliana, da escola Dion Thaumaturgo, com a oferta de uma alimentação diversificada e balanceada, muitos estudantes criam hábitos alimentares corretos dentro e fora da escola, além de melhorar o desempenho em sala de aula.


“Estou muito feliz pela merenda que a partir de agora será servida aqui na escola. Obrigado por vocês estarem aqui”, essa foi a fala quase imperceptível do aluno do 1º ano, com necessidade especial, Rudney da Silva Rocha, de apenas oito anos de idade.

A secretária de Estado de Educação e Esporte (SEE), juntamente com o Núcleo de Cruzeiro do Sul e o setor da Merenda Escolar trabalham unidos, para que seja garantida uma alimentação escolar de qualidade e nutricionalmente adequada a todas as escolas, tanto da zona urbana, quanto rural.  



Os perecíveis são transportados em báus para manter a refrigeração.



Escola Dion Thaumaturgo





Escola Humberto de Campos




 Escola Jader Machado

Escola Cora Coralina









Nenhum comentário:

Postar um comentário