Setores de Programas


SETORES DE PROGRAMAS

ESCOLA ATIVA
Coordenadores Técnicos: Sebastiana do Nascimento, Maria Ecilia Vieira, Ivone Gomes da Silva.
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 219).

Metas:
·         Melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas de zona rural.
·         Implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno.
·         Supervisionar escolas, assistindo periodicamente as aulas; a supervisão deve ser planejada, priorizando visitas mensais conforme as necessidades surgidas, mas criteriosamente para que nenhuma escola fique sem atendimento adequado;
·         Organizar o plano de trabalho, estabelecendo prioridade para cada escola quanto a implantação e implementação dos elementos e instrumentos da estratégia Escola Ativa;
·         Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, principalmente os que apresentam dificuldades. Analisar a situação de aprendizagem desses alunos com o professor, propondo intervenções para solução das dificuldades identificadas;
·         Acompanhar o processo de formação e construção da aprendizagem do professor, registrando em instrumentos (relatórios ou fichas) suas dificuldades, para melhor intervir pedagogicamente;
·         Conhecer a proposta curricular estadual ou municipal, os conteúdos e procedimentos dos Cadernos de Ensino e Aprendizagem da Escola Ativa e a utilização adequada dos materiais didáticos, oferecendo orientações para seu desenvolvimento;
·         Criar mecanismos para que a comunidade se integre à escola (e essa à comunidade), favorecendo o resgate e o intercâmbio cultural;
·         Planejar, promover e coordenar microcentros (reuniões mensais de professores);
·         Avaliar permanentemente as ações implementadas, detectando avanços ou desvios no desenvolvimento do trabalho, propondo soluções para a superação das dificuldades;
·         Avaliar os resultados obtidos pelos alunos e professores, redimensionando as ações a partir das metas estabelecidas;
·         Criar condições para seu aprimoramento e estudo, seja individualmente ou em grupo;
·         Elevar a auto-estima do professor e dos alunos;
·         Acompanhar a elaboração e execução da Proposta Pedagógica das escolas.


- PORONGA
Coordenadoras Técnicas: Francisca Vilce de Menezes, Ana de Lima Sena.
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 208).

Metas:
·         Corrigir a distorção idade/série, assegurando a aprendizagem do aluno.


- PROJOVEM
Coordenador: Manoel Valter de Souza.
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 216).

Metas:
·         Incluir jovens, entre 18 e 29 anos ao Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série oferecendo ainda: Inclusão Digital e Qualificação Profissional (Serviços Domésticos).

- EJA
Coordenadora: Lucilene Silva de Oliveira
Técnicos: Maria Ducilene Carneiro e José Evair de Oliveira.
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 216).

Metas:
·         Reparadora: não se refere apenas à entrada dos jovens e adultos no âmbito dos direitos civis, pela restauração de um direito a eles negados – o direito a uma escola de qualidade, mas também  ao reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante, porém não podemos confundir a noção de reparação com a de suprimento. Para tanto, é indispensável um modelo educacional que crie situações pedagógicas satisfatórias para atender às necessidades de aprendizagem específicas de alunos jovens e adultos.
·         Equalizadora: relaciona-se à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e nos canais de participação. Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.
·         Qualificadora: refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos.

- PEEM
Coordenadora: Fátima Diniz
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 208).

Metas:
·         Corrigir a distorção idade-série dos alunos da rede pública de ensino.
·         Estimular em 18 meses a aprendizagem dos jovens, através de uma metodologia diferenciada, motivadora, que estimula os alunos no empreendedorismo, proporcionando um ensino regular de forma criativa com o uso das novas tecnologias.

- MAIS EDUCAÇÃO
Coordenadora: Gisélia de Souza
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 226).

Metas:
·         Assessorar as escolas atendidas com o Programa Mais Educação, que tem como ideal uma educação pública, democrática e integral, compreendendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direito.
·         Aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades esportivas agrupadas em macrocampos, fomentando-as para melhorar o ambiente escolar e a qualidade da educação dos milhares de alunos.

- PROJETO É TEMPO DE APRENDER
Coordenadora: Anadora Pinheiro da Silva
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: (ramal 225).

Metas:
·         Reduzir a distorção idade – série dos alunos de 1º ao 5°ano do Ensino Fundamental nas faixas etárias dos 9 aos 14 anos, matriculados nas escolas das redes Estaduais de Ensino.

- PROJETO VAGALUME
Coordenadora: Maria da Conceição Souza Silva.
Endereço: Rua Djalma Dutra, n°: 132, (Núcleo da SEE/CZS)
Telefone: 3322-5758.

Metas:
·         Criar Bibliotecas comunitárias em comunidades rurais de toda a região Cruzeirense.
·         Incentivar a leitura através da mediação leitora.
·         Distribuir um grande acervo de livros novos abrigando-os em estantes, livreiras e tapetes pedagógicos.
·         Capacitar os mediadores da rede pública, local e lideranças comunitárias como mediadores de leitura.
·         Estimular discussões sobre a gestão da biblioteca com a escola e a comunidade

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