sexta-feira, 1 de junho de 2012

Programa Escola Ativa dá maior qualidade à educação no campo.


Segunda-feira, 28 de maio – 10h00min
Rubiluci Almeida - (Setor de Comunicação e Eventos).
A capacitação para professores do Programa Escola Ativa auxilia na educação de qualidade do campo.
Teve início na segunda-feira (28) pela manhã, a etapa de formação do mês de maio do Programa Escola Ativa, realizada com 64 professores da zona rural, no auditório do núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul. Os encontros com duração de três dias têm como temas “Leitura e oficina de jogos pedagógicos” e estão sendo coordenados pelas formadoras Sebastiana, Ivone e Ecília.

Segundo a coordenadora da Escola Ativa em Cruzeiro do Sul, professora Sebastiana do Nascimento Silva, o objetivo é promover o acesso a novas formas de conhecimento, facilitar o trabalho em sala de aula e consequentemente ampliar o conhecimento dos educandos.

Para a professora Rosileide Fontes, o encontro entre professores proporciona a inclusão e a partir dos conhecimentos adquiridos eles recebem novos instrumentos de trabalho que facilitam a aprendizagem dos alunos, “A formação é importante para auxiliar nas atividades do cotidiano, adaptando-as e transformando-as de acordo com a hipótese em que cada criança se encontra.”, comentou a professora.

Com esse programa a Educação do Campo mantém a qualidade de educação já oferecida, além de fornecer novos subsídios teóricos e metodológicos para o avanço e crescimento da qualidade do ensino nas comunidades rurais. O objetivo do Programa Escola Ativa é melhorar a qualidade do desempenho escolar das áreas mais distantes e auxiliar o trabalho educativo com classes multisseriadas.

Gestores recebendo instruções para leitura

Leitura compartilhada dos textos propostos

Leitura individual das ações a serem elaboradas para as aulas de leitura

Gestores, coordenadores e professores unidos na busca da qualidade do ensino

Momento de compartilhar as ideias

A importância dos jogos na aprendizagem

                                                          Confecção dos jogos










Formadoras do Programa Escola Ativa do núcleo da SEE/CZS.