Sábado, 02 de junho – 12h30min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e
Eventos).
|
Equipe da escola Valério Caldas de Magalhães acredita no potencial da educação para a melhoria do Meio Ambiente |
A escola Estadual Dr. Valério Caldas de Magalhães, preocupada com a
participação dos alunos em questões ligadas às políticas públicas sobre meio
ambiente, desenvolveu, desde o dia 17 de março, diversas atividades propostas
para o projeto “E.V.C.M. e o Meio Ambiente”, encerrando na sexta-feira (01),
com apresentações dos trabalhos no pátio da escola, seguido de uma maratona e
uma caminhada que aconteceram no sábado
(02), momento em que professores e os alunos atuaram intensamente na defesa do
tema proposto.
Durante três
meses, a comunidade escolar buscou realizar atividades interdisciplinares a fim
de que houvesse a participação de todos os componentes curriculares, buscando
afirmar a proposta de trabalhar com as diretrizes da Secretaria Estadual de
Educação. Proporcionando aos alunos e professores uma aprendizagem mais
agradável e prazerosa, por meio de novas construções para o desenvolvimento
intelectual do educando, envolvendo-os num universo, que começa dentro da sala
de aula e ultrapassa os seus limites. Um universo que não se limita aos conteúdos
escolares, mas engloba os potenciais artístico-culturais da comunidade entre e
extra–escolar.
Atualmente
a escola atende 689 alunos nos três turnos, com a modalidade EJA de Ensino
Fundamental e Médio, em que a maioria da clientela é oriunda de bairros
periféricos, com baixo poder aquisitivo. Nessa perspectiva, o projeto foi
elaborado com o proposito de despertar os alunos para que pudessem, não apenas
agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, reaproveitando
materiais para reciclagem, como também colaborar com o despertar dessa
consciência junto às suas famílias e a comunidade para viver em um meio limpo e
saudável.
“A principal função desse trabalho foi
contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem
na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar
de cada um e da sociedade local. Por esta razão, constatamos a importância do estímulo ao trabalho coletivo em
diferentes âmbitos, já que tal prática é capaz de reproduzir–se em diversas
instâncias da vida social.”, salientou Rosa Lebre, gestora da escola.
A aluna
Rosenira de Souza Silva participou do projeto, contribuindo como cidadã
consciente para o sucesso dos trabalhos desenvolvido pelos alunos, “A gente tem
que ser mais responsável com o meio em que vivemos, pois do modo como estávamos
fazendo, prejudicava não só a mim, mas a sociedade como um todo. Então é
necessário que cada pessoa seja responsável pelas suas ações, para não fazer
mais a natureza sofrer.”, finalizou.
|
Palestra de conscientização para os alunos |
|
Professora Lindomar, experiente no assunto Meio Ambiente |
|
Produção de cartazes |
|
Não é preciso apenas aprender, tem que divulgar. |
|
Mudar a consciência é mudar os hábitos (Produção da horta) |
|
Mãos a obra |
|
Já que o espaço é pequeno, vamos deixar solta a criatividade |
|
O resultado está ficando bom |
|
Agora o tempero para a merenda está garantido |
|
É hora de ir para as ruas, dar o exemplo |
|
Trabalho em equipe |
|
Se cada um fizer sua parte.... as Andorinhas farão verão |
|
Placas confeccionadas para conscientizar a população |
|
Equipe reunida, jamais será vencida. |
|
O trabalho é árduo |
|
Culminância do Projeto |
|
Objetos confeccionados com CD |
|
Bolsinhas de CD |
|
Elástico pasta de CD |
|
Lembrancinhas de Cd |
|
Abajú produzido com CD |
Delícias produzidas com restos orgânicos
|
Receitas Naturais |
|
Estatísitca dos impactos na Amazônia |
|
Resultados que devem ser revistos pelos seres humanos |
|
Explicações sobre o tema |
|
Separação dos lixos, práticas que devem se tornarem comum |
|
Plantas que auxiliam no tratamento de doenças |
|
Tempo de decomposição de utensílios |
|
Preparação para a maratona |
|
Os vencedores |
|
Caminhada de conscientização pelas ruas cruzeirense |
|
Chamando a atenção por onde passam |
|
Chegando a escola |
|
A equipe responsável pela EJA no Núcleo da SEE/CZS, não poderia estar de fora |
Nenhum comentário:
Postar um comentário