segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projetos Escolares, novas estratégias para se trabalhar Educação Ambiental.


Sábado, 02 de junho – 12h30min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Equipe da escola Valério Caldas de Magalhães acredita no potencial da educação para a melhoria do Meio Ambiente

A escola Estadual Dr. Valério Caldas de Magalhães, preocupada com a participação dos alunos em questões ligadas às políticas públicas sobre meio ambiente, desenvolveu, desde o dia 17 de março, diversas atividades propostas para o projeto “E.V.C.M. e o Meio Ambiente”, encerrando na sexta-feira (01), com apresentações dos trabalhos no pátio da escola, seguido de uma maratona e uma caminhada  que aconteceram no sábado (02), momento em que professores e os alunos atuaram intensamente na defesa do tema proposto.

Durante três meses, a comunidade escolar buscou realizar atividades interdisciplinares a fim de que houvesse a participação de todos os componentes curriculares, buscando afirmar a proposta de trabalhar com as diretrizes da Secretaria Estadual de Educação. Proporcionando aos alunos e professores uma aprendizagem mais agradável e prazerosa, por meio de novas construções para o desenvolvimento intelectual do educando, envolvendo-os num universo, que começa dentro da sala de aula e ultrapassa os seus limites. Um universo que não se limita aos conteúdos escolares, mas engloba os potenciais artístico-culturais da comunidade entre e extra–escolar.
Atualmente a escola atende 689 alunos nos três turnos, com a modalidade EJA de Ensino Fundamental e Médio, em que a maioria da clientela é oriunda de bairros periféricos, com baixo poder aquisitivo. Nessa perspectiva, o projeto foi elaborado com o proposito de despertar os alunos para que pudessem, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, reaproveitando materiais para reciclagem, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e a comunidade para viver em um meio limpo e saudável.
“A principal função desse trabalho foi contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local. Por esta razão, constatamos a importância do estímulo ao trabalho coletivo em diferentes âmbitos, já que tal prática é capaz de reproduzir–se em diversas instâncias da vida social.”, salientou Rosa Lebre, gestora da escola.
A aluna Rosenira de Souza Silva participou do projeto, contribuindo como cidadã consciente para o sucesso dos trabalhos desenvolvido pelos alunos, “A gente tem que ser mais responsável com o meio em que vivemos, pois do modo como estávamos fazendo, prejudicava não só a mim, mas a sociedade como um todo. Então é necessário que cada pessoa seja responsável pelas suas ações, para não fazer mais a natureza sofrer.”, finalizou.
Palestra  de conscientização para os alunos
Professora Lindomar, experiente no assunto Meio Ambiente
Produção de cartazes


Não é preciso apenas aprender, tem que divulgar.
Mudar a consciência é mudar os hábitos (Produção da horta)

Mãos a obra
Já que o espaço é pequeno, vamos deixar solta a criatividade
O resultado está ficando bom
Agora o tempero para a merenda está garantido
É hora de ir para as ruas, dar o exemplo
Trabalho em equipe
Se cada um fizer sua parte.... as Andorinhas farão verão
Placas confeccionadas para conscientizar a população
Equipe reunida, jamais será vencida.

O trabalho é árduo
Culminância do Projeto
Objetos confeccionados com CD
Bolsinhas de CD
Elástico  pasta de CD
Lembrancinhas de Cd
Abajú produzido com CD
                                     Delícias produzidas com restos orgânicos





Receitas Naturais

Estatísitca dos impactos na Amazônia
Resultados que devem ser revistos pelos seres humanos
Explicações sobre o tema
Separação dos lixos, práticas que devem se tornarem comum
Plantas que auxiliam no tratamento de doenças
Tempo de decomposição de utensílios
Preparação para a maratona

Os vencedores

Caminhada de conscientização pelas ruas cruzeirense

Chamando a atenção por onde passam

Chegando a escola
A equipe responsável pela EJA no Núcleo da SEE/CZS, não poderia estar de fora


Nenhum comentário:

Postar um comentário