Sábado, 09 de
junho – 10h00min.
Rubiluci Almeida
(Setor de Comunicação e Eventos).
 |
| O projeto “Meu ambiente, eu cuido”, foi executado
de maneira interdisciplinar |
Durante o mês de maio, equipe gestora, alunos e
professores da Escola Presbiteriana desenvolveram um projeto na área ambiental,
que culminou nas manhãs da sexta-feira (08) e sábado (09) com a apresentação dos
trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino fundamental I e II, objetivando a
reflexão da ação humana no ambiente, despertando atitudes que contribuam para
ações sustentáveis.
O projeto “Meu ambiente, eu cuido”, foi executado
de maneira interdisciplinar, onde cada sala fez estudo e realizaram ações sobre
temáticas diferentes, tais como: água, lixo, animais em extinção e questões
ambientais. Os alunos puderam aprender sobre o meio ambiente de forma lúdica,
com inovação, criatividade e muitas informações.
A gestora da escola, Darlene Cavalcante comentou
sobre as mudanças que ocorreram nas atitudes dos alunos com o Projeto, “O
objetivo do projeto é fazer com que nossos alunos reflitam sobre o processo de
conservação do meio ambiente. Nós percebemos mudanças significativas quanto ao
lixo, à questão da água, o cuidado com o pátio, o zelo com ambiente escolar.
Portanto, atividades como essa contribuem para a preservação do Meio Ambiente e servem como fonte indispensável na
formação cultural de pessoas conscientes e participativas da realidade atual,
que a partir da escola, eles possam em casa e na sociedade contribuir com o
meio em que vivemos”, finalizou.
“A fauna
e a flora são a nossa riqueza, não no sentido financeiro, mas referente aos
recursos oferecidos por elas para a nossa sobrevivência como espécie”, comentou
Giovana Carvalho, aluna do 5° ano da escola.
“Ações desta natureza estão sendo multiplicadas
em todas as escolas, pois contribuem como incentivo ao cuidado com o meu
ambiente”, enfatizou Zequinha Lima, coordenador da SEE em Cruzeiro do Sul.
O Dia do Meio Ambiente foi criado pela ONU em 1972
a partir da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. A intenção, na
criação desse dia especial, foi – e continua sendo a de despertar a
consciência dos países e de suas populações sobre a necessidade de preservação
do planeta.
O recado das Nações Unidas (ONU) no dia do meio
ambiente aposta em atitudes individuais. Ou seja, a ONU acredita que cada vez
mais é importante cada um fazer a sua parte para a preservação da natureza, da vida.
“O
mundo se transforma e nós somos parte desta transformação, portanto, não vamos
acabar com o mundo, pois assim, estaremos acabando com nós mesmos.”
 |
| Sacolas ecológicas produzidas pela escola |
 |
| Alunos assistindo um vídeo sobre o ciclo da água |
 |
| Pinturas dos alunos do 2° ano caracterizando atitudes de preservação |
 |
| Observação da área preservada em nosso estado |
 |
| Equipe gestora fazendo a propaganda da sacola ecológica |
 |
| A escola estava repleta de trabalhos elaborados pelos alunos |
 |
| Desnhos refletindo a realidade existente na nossa floresta |
 |
| Muitas informações estavam expostas nos cartazes |
 |
| Organizados cada turminha saiam de sala para prestigiar a culminância |
 |
| Os alunos estavam encantados o resultado do Projeto |
 |
| Os pais prestigiaram os trabalhos dos alunos |
 |
| Alunos informados transmitindo conhecimento |
 |
| Murais de conscientização |
 |
| Alunos caracterizados de flora e fauna |
 |
| Trabalhos de pesquisa sobre os nomes cientificos dos animais em extinção |
 |
| A informação conscientizando gerações |
 |
| Hora de mostrar os conhecimentos adquiridos |
 |
| Não basta ser mãe, tem que participar |
 |
| O espaço da leitura não ficava vazio |
 |
| Eitá! Meninada curiosa |
 |
| A leitura leva os alunos ao mundo dos sonhos |
 |
| Varal que encantou a criançada |
 |
| Produção dos alunos do 5° ano |
 |
| A turminha no momento do louvor |
 |
| Gestora Darlene soltando a voz |
 |
| Alunos encenando uma conferência sobre o Meio Ambiente toda em inglês |
 |
| Turminha soltando a voz com a Paródia |
 |
| Camiseta para a aluna vencedora do concurso, a melhor arte representando o slongan do projeto |
 |
| Salas de aula com trabalhos dos alunos do 6° ao 9° ano |
 |
| Informações sobre as energias alternativas |
 |
| Maquete com a energia eólica |
 |
| Maquete energia geotérmica e biomassa |
 |
| Maquete energia solar |
 |
| Maquete representando uma hidrelétrica |
 |
| Representação da Urbanização |
 |
| A equipe responsável pelo sucesso do projeto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário