quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escolas apostam na educação para conscientização ao Meio Ambiente.


Sábado, 09 de junho – 10h00min.
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).

O projeto “Meu ambiente, eu cuido”, foi executado de maneira interdisciplinar
Durante o mês de maio, equipe gestora, alunos e professores da Escola Presbiteriana desenvolveram um projeto na área ambiental, que culminou nas manhãs da sexta-feira (08) e sábado (09) com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino fundamental I e II, objetivando a reflexão da ação humana no ambiente, despertando atitudes que contribuam para ações sustentáveis.

O projeto “Meu ambiente, eu cuido”, foi executado de maneira interdisciplinar, onde cada sala fez estudo e realizaram ações sobre temáticas diferentes, tais como: água, lixo, animais em extinção e questões ambientais. Os alunos puderam aprender sobre o meio ambiente de forma lúdica, com inovação, criatividade e muitas informações.

A gestora da escola, Darlene Cavalcante comentou sobre as mudanças que ocorreram nas atitudes dos alunos com o Projeto, “O objetivo do projeto é fazer com que nossos alunos reflitam sobre o processo de conservação do meio ambiente. Nós percebemos mudanças significativas quanto ao lixo, à questão da água, o cuidado com o pátio, o zelo com ambiente escolar. Portanto, atividades como essa contribuem para a preservação do Meio Ambiente e servem como fonte indispensável na formação cultural de pessoas conscientes e participativas da realidade atual, que a partir da escola, eles possam em casa e na sociedade contribuir com o meio em que vivemos”, finalizou.

“A fauna e a flora são a nossa riqueza, não no sentido financeiro, mas referente aos recursos oferecidos por elas para a nossa sobrevivência como espécie”, comentou Giovana Carvalho, aluna do 5° ano da escola.

“Ações desta natureza estão sendo multiplicadas em todas as escolas, pois contribuem como incentivo ao cuidado com o meu ambiente”, enfatizou Zequinha Lima, coordenador da SEE em Cruzeiro do Sul.

O Dia do Meio Ambiente foi criado pela ONU em 1972 a partir da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. A intenção, na criação desse dia especial, foi – e continua sendo a de despertar a consciência dos países e de suas populações sobre a necessidade de preservação do planeta.

O recado das Nações Unidas (ONU) no dia do meio ambiente aposta em atitudes individuais. Ou seja, a ONU acredita que cada vez mais é importante cada um fazer a sua parte para a preservação da natureza, da vida.

 “O mundo se transforma e nós somos parte desta transformação, portanto, não vamos acabar com o mundo, pois assim, estaremos acabando com nós mesmos.”



Sacolas ecológicas produzidas pela escola

Alunos assistindo um vídeo sobre o ciclo da água
Pinturas dos alunos do 2° ano caracterizando atitudes de preservação

Observação da área preservada em nosso estado
Equipe gestora fazendo a propaganda da sacola ecológica
A escola estava repleta de trabalhos elaborados pelos alunos
Desnhos refletindo a realidade existente na nossa floresta
Muitas informações estavam expostas nos cartazes
Organizados cada turminha saiam de sala para prestigiar a culminância

Os alunos estavam encantados o resultado do Projeto
Os pais prestigiaram os trabalhos dos alunos
Alunos informados transmitindo conhecimento
Murais de conscientização
Alunos caracterizados de flora e fauna
Trabalhos de pesquisa sobre os nomes cientificos dos animais em extinção

A informação conscientizando gerações
Hora de mostrar os conhecimentos adquiridos
Não basta ser mãe, tem que participar
O espaço da leitura não ficava vazio
Eitá! Meninada curiosa
A leitura leva os alunos ao mundo dos sonhos
Varal que encantou a criançada
Produção dos alunos do 5° ano
A turminha no momento do louvor
Gestora Darlene soltando a voz
Alunos encenando uma conferência sobre o Meio Ambiente toda em inglês
Turminha soltando a voz com a Paródia
Camiseta para a aluna vencedora do concurso, a melhor arte representando o slongan do projeto
Salas de aula com trabalhos dos alunos do 6° ao 9° ano
Informações sobre as energias alternativas

Maquete com a energia eólica
Maquete energia geotérmica e biomassa
Maquete energia solar
Maquete representando uma hidrelétrica

Representação da Urbanização
A equipe responsável pelo sucesso do projeto



Nenhum comentário:

Postar um comentário