segunda-feira, 4 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente é comemorado na escola Maria de Nazaré Lima.


Sábado, 02 de junho - 13h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).

A escola já foi vencedora do Prêmio do Ministério Público com o Projeto "Cuidando do Corpo e doMeio Ambiente".
Em comemoração a semana do Meio Ambiente, a escola Maria de Nazaré Lima realizou na manhã de sábado (02) de Junho, uma caminha com as crianças da escola em direção ao Mercado Público. Momento em que apresentaram tudo o que foi desenvolvido no Projeto, com o tema “Cuidando do Corpo e do Meio Ambiente”, culminando assim o trabalho que foi de suma importância para a relevância do ensino-aprendizagem da instituição.

“Procuramos estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam os nossos alunos a um relacionamento mais harmônico com o meio em que estamos inseridos, entre nossa espécie e as outras espécies, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para as soluções.”, disse Milena Pinheiro de Oliveira, gestora da escola.

Há quatro anos a escola desenvolve esse projeto permanente, com o objetivo de fazer despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, valores básicos como higiene, amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questões culturais, buscando, sobretudo a transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do corpo e do meio ambiente.

Para a professora Hosana Miranda, o projeto mudou o comportamento dos alunos e a prática de higiene em casa e na escola, “Desde que começamos a trabalhar o projeto, percebemos que nossas crianças e a comunidade escolar como um todo estão mais conscientes da importância de cuidar do corpo e do meio em que vivem, contribuindo para a melhoria do nosso trabalho. Os problemas básicos estão praticamente sumindo relacionados com o meio ambiente e a saúde local.”, declarou a professora. 

Segundo a professora, os problemas de higiene melhoraram. Os alunos chegam mais limpos à escola, escovam os dentes, cortam as unhas, os problemas de feridas e piolhos acabaram. Estão mais preocupadas em economizar água, chamando a atenção dos colegas com as torneiras abertas, as salas estão mais limpas e mais conservadas, as plantas ao redor da escola já não são mais depredadas e eles mesmos pedem para aguá-las. Um trabalho que surtiu efeito positivo para o desenvolvimento de crianças conscientes e informadas sobre os danos futuros causados a elas e ao meio ambiente.

“Tenho que cuidar do corpo e do meio em que vivo, para evitar que a doença me mate e que o lugar onde eu moro seja destruído.”, ponderou Tália dos Santos Oliveira, com sete anos de idade, aluna do 2° ano do Ensino Fundamental.


                      Materiais pedagógicos e brinquedos confeccionados com reciclagem




Preparação para a caminhada
Professores e alunos entusiasmados

Crianças caracterizadas de fauna e flora

Olha, a fauna Amazônica!!


Olhinho assustado

Estão mais para anjinhos!!!

Pose para sair bem na fita

A flora cruzeirense



Saída da escola

Preparando a criançada
Organizados para fazerem bonito
A responsábilidade

Momento de alegria em ver que o trabalho está dando certo
Balões a postos
Olha a organização!!!
Apesar do Sol, todos estavam animados

A união daqueles que executaram o trabalho
Um objetivo a alcançar!!!
Um trabalho infantil que vale a pena para o futuro do planeta
A turminha fazendo bonito

Professora Nazaré no comando do som

Olha a animação da Milena, gestora da escola
Parando o trânsito

Sociedade de olho no recado

Milena entregando panfletos
Professora Lurdinha atenta, cuidando das crianças
Aproveitando que o sinal fechou para fazer o trabalho de conscientização
Passando em frente a catedral
Contando com a ajuda dos agentes de trânsito
Olha a professora Lurdinha no comando!!!
O agente auxiliando o trânsito
A


Informações básicas para cuidar do Meio Ambiente
Professora Osana conscientizando a rapaziada
Cansados sim, desanimados jamais
Apesar da manhã ensolarada, o esforço vale a pena

Voltando para a escola
Nem as lanchonetes escaparam





Nenhum comentário:

Postar um comentário