terça-feira, 5 de junho de 2012

Escola Infantil insere Projeto em Festa Junina.


Sábado, 02 de junho – 18h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).
A festa Junina foi oportuna para culminar o Projeto “Conhecendo os Estilos Musicais”.
Quando chega o mês de junho, todos já sabem: Festa Junina vem aí. É hora de preparar os chapéus de palha e as bandeirinhas, ensaiar a quadrilha, convidar compadres e comadres para degustar as comidas típicas. E foi isso que aconteceu no último sábado (02), na escola Jardim de Infância São Francisco. Momento em que as crianças puderam se divertir, com dançar, pescar, comer e mostrar os trabalhos desenvolvidos.

A festa Junina foi oportuna para culminar o Projeto “Conhecendo os Estilos Musicais”, desenvolvido durante todo mês de maio, devido à inclusão do ensino de música na estrutura curricular em toda a Educação Básica (Educação Infantil e o Ensino Fundamental), de acordo com a Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, além, da necessidade de mostrar como a atividade vem sendo trabalhada na escola, considerando a extrema importância desta prática, principalmente na Educação Infantil, pela influência que ela exerce no desenvolvimento da criança.

“A intenção do projeto foi trabalhar os diversos estilos musicais existentes em nosso país, principalmente, os não conhecidos pelas crianças. Descobrimos que eles eram limitados as músicas tocadas no rádio, nos programas de TV, mas não tinham acesso aos estilos que são de outras regiões. Com o Projeto as crianças passaram a conhecer diversos instrumentos, músicas tocadas e cantadas por artistas regionais.”, disse Maria Gisalda de Souza, gestora da escola.

Na escola quem coordena os festejos é Auxiliadora Oliveira, coordenadora de ensino responsável por organizar juntamente com as professoras, as atividades relacionadas à festa Junina e ao Projeto, “A ideia surgiu da necessidade de oportunizar nossas crianças a dançar e ouvir músicas de qualidade, com letras e melodias significativas, de vários estilos musicais, estudando profundamente aquele que mais se identifica, sem deixar de conhecer outros estilos, comemorando essa aprendizagem com nossa festa caipira, que tem seu estilo próprio.”, salientou.

Essas festividades são momentos de confraternização e diversão não só dentro da escola, como também da escola com a comunidade. A Festa Junina é uma comemoração tradicional, que nos dias de hoje culminam com Projetos, que fazem parte da educação, parte do instruir a criança, para não perder as tradições e sempre aprender de forma dinâmica assuntos do currículo escolar. Enfim, é educar mesmo.

Crianças caracterizadas
Barracas da comidinhas típicas
O ambiente aconchegante da roça
Não podia faltar  a pescaria
A comunidade começando a chegar  para prestigiar a festa
Palco das apresentações

Cenário perfeito para a dança

A escolha da Rainha
A dança country
Olha o forrozinho ai gente!

A dança como forma de aprendizagem
A escolha do Rei
A turminha dançando Boi Bumbá
No estilo da dança de roda


Um comentário:

  1. Parabéns a toda comunidade escolar São Francisco. Nossa festa foi um showwwww.Através das apresentações vimos que a empolgação das turmas foi total.

    ResponderExcluir