quinta-feira, 2 de maio de 2013

Projeto: Brincando e Aprendendo com os Jogos Numéricos motiva crianças a aprender matemática.

Quinta-feira, 02 de maio – 15h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Brincando e jogando o educando estabelece conexões entre o seu cotidiano e a Matemática


Com o objetivo de promover momentos de desconcentração, em que os alunos ao interagir com professores, pais e comunidade escolar aprendam os conceitos numéricos através de brincadeiras com os jogos matemáticos, refletindo sobre os números de forma prazerosa e divertida, a escola Maria de Nazaré Lima desenvolveu no primeiro bimestre o Projeto, “Aprendendo e Brincando com os Jogos Numéricos”, buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na escola.



Para a gestora, Milena Oliveira, os profissionais da educação, quando pensa numa sala de aula, devem buscar soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participem dos conteúdos abordados, principalmente na matemática, “os jogos matemáticos ensinam os alunos de forma prática e divertida, além de auxiliar na elaboração e compreensão das regras, ajudando na linguagem e na capacidade de argumentação”, mencionou.



“Brincando e jogando o educando estabelece conexões entre o seu cotidiano e a Matemática, aprimorando também, as demais áreas do conhecimento. Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a sequência numérica, e localizar-se espacialmente”, comentou Maria de Lourdes Lima, coordenadora de ensino da escola.



Muitos pais estiverem presentes na execução do Projeto, participando ativamente dos jogos matemáticos desenvolvidos pela escola. E durante as brincadeiras perceberam que aprender brincando, ensina os alunos de forma prática e divertida conteúdos matemáticos, muita das vezes tão complexa para eles.



O presente projeto teve com público alvo crianças com a faixa etária de quatro anos (1º período), cinco anos (2º período) e 6 seis anos ( anos iniciais do Ensino Fundamental), buscando com certeza, o sucesso da aprendizagem na matemática, visto que, o trabalho com um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário