quinta-feira, 28 de junho de 2012

Concurso Escola, Roteiro e Cinema premia escolas com viagem para Espanha.


Quinta-feira-feira, 28 de junho – 10h35min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Escola Antonio de Barros Freire, vencedora do concurso "Escola, Roteiro e Cinema"
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema – o lugar onde vivo”, em escolas públicas participantes do Programa Mais Educação.

O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva, estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

“Ainda não acredito que fomos vencedores, pois é muito difícil ouvirmos o nome do Acre em ações tão importantes. Agora temos que nós preocupar com a organização do curta para fazermos ainda mais bonito”, salientou Ivi Sibele, aluna responsável pela obra escrita.

Os cinco roteiros vencedores serão produzidos pela TV Escola (Ministério da Educação) como curta metragem e apresentados e exibidos pelos alunos responsáveis vencedores de cada estado no Congresso de Línguas do Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.

Para a professora Fátima Sena, coordenadora do Programa Mais Educação na escola, o resultado surpreendeu a todos, “Quando a correspondência chegou a nossa escola, convidando os alunos do Mais Educação a participarem do concurso, decidi nos escrever, mas o tempo não era nosso aliado, tivemos apenas um dia e meio para escrever, montar o roteiro e enviar. Ao enviar esqueci da sinopse, não havia nem um lugar para encaixá-la, enviei assim mesmo, ficando descrente do bom resultado”, comentou a coordenadora.  

O Concurso consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.

O Programa Mais Educação, fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas. No macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, insere atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.

Assim, o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” foi de encontro do Programa ao contribuir para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os, portanto, a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.
 
Equipe da escola e do Núcleo da Secretária Estadual de Educação e Esporte em CZS
Aluna Ivi Sibele, responsável pelo roteiro
Alegria estampada no rosto das alunas autoras do roteiro
Orgulhosas pelo resultado positivo do trabalho produzido
Nara Lima gestora da escola, juntamente com as alunas e a coordenadora de ensino Eliana



Nenhum comentário:

Postar um comentário