segunda-feira, 2 de julho de 2012

Escola infantil Beija-flor finaliza projeto.


Sexta-feira, 29 de Junho – 18h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

A escola culminou apresentando artesanato e brinquedos produzidos com o lixo  
A escola Infantil Beija-flor, situada no bairro Cruzeirinho Novo, finalizou na sexta-feira (29), o projeto “Cuidando do Corpo e do Meio Ambiente”, desenvolvido para estimular a mudanças na prática de atitude e formação de novos hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente, valorizando a relação e utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade com o meio, garantindo a vida no planeta.

Durante a execução do projeto, a escola desenvolveu atividades que possibilitaram o desenvolvimento da sensibilidade e senso crítico dos alunos e pais, visando mudanças de atitude. Dentre as atividades não poderia ficar de fora, a passeata ecológica no bairro com a comunidade escolar e pais, a reciclagem de papel e sabão a partir da reutilização de óleo doméstico, palestras, coleta seletiva, mutirão de limpeza, entrevistas e atividades pedagógicas interdisciplinares.

“Desenvolver projetos com temáticas voltadas para o cuidado com a preservação do meio ambiente, propicia a criança um conhecimento precoce de tudo que está acontecendo, para torná-la um adulto consciente da importância de preservar o meio ambiente”, comentou Raimunda Mota, gestora da escola.

Na culminância houve apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos, feira de reciclagem, com artesanatos desenvolvidos pelas mães e a venda de deliciosas comidas, propiciando a socialização dos temas estudados, como também a aprendizagem de forma descontraída e participativa em um espírito coletivo.  

Risolange Negreiros, coordenadora de ensino da escola, destaca o envolvimento da comunidade escolar e local, na execução do projeto, “Esse tipo de trabalho surti efeitos positivos, porque há o envolvimento de todos nas atividades desenvolvidas, como palestras, passeatas de conscientização, cursos de reciclagem, oficinas, finalizando com a feira, mostrando para a sociedade que o lixo vira luxo”, salientou.

Para Helen Roberta Mota, mãe da aluna Yasmin, de 5 anos, a aprendizagem na escola expande conhecimento em casa, “Quando vou jogar algo fora, a Yasmin, logo chama a minha atenção para não fazer isso, porque dá para aproveitar, dá para reciclar, fazer um brinquedo, então noto que com apenas cinco anos minha filha já tem uma consciência crítica do que fazer com o lixo, expandindo noções de cuidado com o meio ambiente para as gerações passadas e futuras”, salientou.

Com a realização deste projeto a escola Beija-flor alcançou o 2° lugar, no concurso do Ministério Público que premiou a melhor Lei de Incentivo as questões ambientais, premiada com um datashow e um tablete. No ano passado a escola foi a vencedora, participando do mesmo concurso.
Quadros produzidos com a reciclagem de papel
Cartal produzido com tampas de garrafa pet e cartelas de ovos
Cartazes produzidos com CDs, garrafas pets e tampinhas
Demonstração da seleção do lixo
Aprendizagem consciente
Produção com garrafas e rolos de pepel higiênico



Artesanato produzido pelas Mães

Pinturas e crochê
Roupas, toalhas de mesa de crochê
Quadros com reciclagem de papel
Caixinhas, porta-retratos produzidos de papel
Cadernos encapados com papel reciclado
Vidros trabalhados com EVA e pintura
Artesanatos produzidos pelas mães













Produção das crianças








Nenhum comentário:

Postar um comentário