sexta-feira, 6 de julho de 2012

Olimpíadas de jogos Digitais motiva jovens estudar mais e a usar a internet.


Terça-feira, 03 de junho – 12h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

A equipe vencedora da Oje no ano passado foi a escola de Cruzeiro do Sul Flodoardo Cabral
Aprender pode ser muito mais divertido do que parece. A prova disso está no lançamento da segunda edição da Olimpíada dos Jogos Digitais e Educação (OJE), que aconteceu na última quarta-feira (04), no Teatro do Náuas, promovido pela Secretária de Educação e Esporte, visando o interesse dos alunos para o conhecimento, estimulando o uso das novas tecnologias combinadas com o conhecimento escolar.

O programa iniciado no estado do Acre em 2011, com 4 mil alunos e 200 professores, teve jogos desenvolvidos em 23 escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sendo 19 escolas da capital e 4 de Cruzeiro, tendo como campeã a equipe da escola cruzeirense Flodoardo Cabral.

"Às vezes estudando com o livro você cansa mais rápido, no jogo, não. Você passa mais tempo estudando, se esforça mais e aprende sem perceber”, diz Marcos Aurélio, aluno da equipe vencedora da escola Flodoardo Cabral, no ano passado.

Para a segunda edição, a Oje chega em 18 dos 22 municípios acreanos, buscando atingir 42 escolas, 8 mil alunos e 500 professores. Inovando o sistema escolar, com linguagem de rede social, buscando na competição estimular o processo de aprendizagem dos alunos, inserindo programas digitais no contexto das disciplinas da grade curricular do ensino médio da rede pública de ensino, levando em conta cinco premissas: ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço.

“Os estudantes têm que dominar as estratégias dos jogos educacionais e responder as questões que caem no Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados da Olimpíada não aparecem só na tela do computador, eles fazem toda a diferença na vida real, dentro da sala de aula. Os alunos mais motivados, passam a estudar mais e aprendem de forma prazerosa, usando a internet para pesquisa. O fortalecimento do Ensino Médio é um dos objetivos do governo do Estado do Acre”, comentou Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da SEE.

O Acre é o terceiro estado do país e único da Região Norte a aderir às Olimpíadas, mobilizando estudantes da região acreana para o exercício de superação, trazendo inovação para dentro da escola, numa linguagem familiar aos jovens, convidando o professor a participar junto com seus alunos de uma competição colaborativa, que faz com que a aprendizagem se torne mais significativa.

“A interação que há entre professor e aluno nos jogos é muito importante, aumenta a concentração, incentiva e o aprendizado do aluno aumenta consideravelmente dentro e fora da sala de aula. Poder aliar tecnologia com educação é primordial para o sucesso de nossos alunos”, salientou Aldemir Maciel, professor/orientador da escola vencedora.

A grande final da Oje acontecerá em novembro, premiando a equipe vencedora com uma viagem para Recife e, os alunos campeões na categoria individual com tabletes e vale compra na livraria Cultural.
Alunos das escolas de Ensino Médio Participaram do Evento
O evento despertou a motivação dos alunos
Aluno marcos e Romário vencedores no ano passdo na Oje
A apresentação do programa de jogos com Marcelo Clemente
Revelação da música clássica em Cruzeiro do Sul, Davilon Naclauste
O encanto na voz de Jeniffer
O grupo de dança Swing da Mata
A dança da região norte animando o evento



Nenhum comentário:

Postar um comentário