segunda-feira, 23 de julho de 2012

SEE e CEANOM parcerias que dão certo.


Sexta-feira, 20 de julho – 11h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Zequinha Lima, Agamedina Sales e Marcos Vinícius Alencar unidos em parcerias
A partir desta sexta-feira, (20), o Centro Educacional Adiles Nogueira Maciel (CEANOM) recebe o apoio do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (NSEE), no fornecimento da merenda escolar para 246 alunos das escolas públicas estaduais que retornam no contra turno (manhã ou tarde) para atividades culturais como música, teatro, dança e arte.

“O objetivo da SEE no fornecimento da merenda escolar é incentivar a prática da escola Integral, onde os alunos carentes das instituições públicas de ensino retornam no contra turno para atividades culturais e profissionalizantes,”, comentou Zequinha Lima, coordenador estadual de Educação em Cruzeiro do Sul.

O fornecimento da merenda foi um pedido do presidente da ACAJ, Marcos Vinícius Alencar, e da presidente do CEM e Coordenadora da instituição Agamedina Sales. “O cardápio dos alunos do CEANOM será o mesmo dos alunos das escolas públicas estaduais, com 30% dos produtos regionais, que ajuda o produtor rural e garante melhor qualidade de produtos para a merenda escolar. Além de um cardápio diferenciado a cada dia da semana preparado pela nutricionista da SEE”, acrescentou Zequinha Lima.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá (ACJ), Marcos Vinícius Alencar comenta o benefício do fornecimento, “O CEANOM trabalhou muitos anos quase que no anonimato, mas, como o que é bom merece divulgação, a entidade vai ter um comportamento mais dinâmico a partir de agora e, com os apoios conseguidos, vai procurar aumentar o número de alunos beneficiados”. 

Sem medir esforços na busca por convênios Agamedina Sales, coordenadora da instituição há quatro anos, luta pela melhoria e qualidade de vida dessas crianças e jovens, “é um momento de muita alegria. Queremos agradecer o governo do estado do Acre, a Secretária de Educação e o coordenador Zequinha Lima, pela ajuda oferecida a nós, tanto pelos funcionários cedidos para trabalharem aqui, como pelo fornecimento da merenda escolar, fortalecendo assim, nosso trabalho na sociedade”, finalizou.  

No encontro, os alunos, embora iniciantes mostraram aos convidados apresentações de capoeira e teatro de bonecos, abordando temas dos avanços que a sociedade cruzeirense teve com as realizações do governo do Estado, como a Ponte do Juruá, o Hospital do Juruá, o programa Ruas do Povo e o estádio Arena do Juruá. Os músicos iniciantes com violões, teclados e bateria, executaram a música de Geraldo Vandré,"Pra não Dizer que Não Falei das Flores". 

Como entidade sem fins lucrativos, o CEANOM sobrevive de doações da Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ), do Conselho Empresarial da Mulher (CEM) e de um convenio firmado com a INFRAERO. Além das parcerias que mantém com o Governo do Estado do Acre: CEFLORA (pagamento de mediadores), Secretaria de Educação (professores cedidos e agora a Merenda Escolar) e Profissionais da comunidade: Palestras.

Um pouco do CEANON    

Fundado em 01 de janeiro de 1996, nascido da consciência social dos empresários de Cruzeiro do Sul e do pioneirismo das mulheres cruzeirenses, associadas ao Conselho Empresarial da Mulher (CEM) o CEANOM voltou-se, na sua origem, ao trabalho exclusivo com adolescentes do sexo feminino, oferecendo-lhes cursos de crochê, pintura em tecido, culinária, bordado, música, etc., sendo trabalhadas, além da questão técnica a igualdade de gênero, ética e cidadania, inclusão social espiritualidade e ecologia.

Com criterioso processo de seleção, o CEANOM priorizou sempre famílias de baixa renda condicionando o ingresso do educando a frequência escolar fazendo, inclusive, acompanhamento das atividades escolares. 

A partir de 2002, considerando os altos índices de desigualdade social, o CEANOM passou a atender indistintivamente, meninos e meninas em risco social, bem como mulheres de baixa renda provedoras do lar.

Até julho de 2009, a entidade atendeu diretamente em torno de 2.674 entre crianças, adolescentes e adultos e indiretamente mais de 20.000 pessoas sendo notável o crescimento da procura pelos cursos e oficinas.

Um fato que merece destaque, na origem do CEANOM, é o incentivo ao trabalho voluntário e ao despertar da responsabilidade social dos empresários e da comunidade cruzeirense. 

No ano passado o CEANON deu um importante salto, saindo de uma instituição que oferece apenas cursos profissionalizantes, para se tornar também um PONTO DE CULTURA do estado do Acre. Através de um projeto feito pelos voluntários da instituição, para que tivessem oficinas culturais.
Os alunos demostrando suas habilidades na capoeira
Parte dos alunos do CEANOM
O teatro de fantoches
Os atores da apresentação com fantoches
Coordenador de Educação Zequinha Lima e Imprensa
Os futuros musicos da região
A platéia prestigiando as apresentações

A hora tão esperada depois das apresentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário