terça-feira, 24 de julho de 2012

(Re) ver, (Re) descobrir e (Re)pensar "O que é arte para você?"

Sexta-feira, 20 de junho -  19:00
Fonte: Jô Oliveira - Assessoria de Comunicação da Secretaria de Artes Visuais UAB/UnB

Virgilio descobrindo com os alunos o conceito de arte
Arte é o exercício experimental da liberdade”. Foi em torno desta afirmação emblemática do crítico de arte Mário Pedrosa que ocorreu, na noite da última sexta-feira, 20 de julho, o primeiro encontro presencial entre o artista Virgílio Neto e os estudantes de Artes Visuais da UAB de Cruzeiro do Sul, inscritos no Curso de Extensão Interações(não)distantes. A partir desta data o projeto inicia oficialmente a segunda parte de sua jornada criativa de residências artísticas, após a estreia na cidade de Tarauacá. 

O batepapo descontraído de apresentação dos trabalhos girou em torno das possíveis definições do que pode vir a ser arte, a essência do fazer artístico e  de onde nascem as ideias. Como pano de fundo da conversa,Virgílio exibiu um vídeo, trecho do documentário Tomás Tristonho, onde o artista curitibano Hélio Leites fala sobre o que move sua produção artística.

À medida que também apresentou alguns recortes de seu trabalho artístico, enquanto contava um pouco de sua história, Virgílio Neto abordou questões pertinentes, como o poder que a arte tem de comunicar, conectar, emocionar, sensibilizar, atingir, transpor barreiras, criar identidades e ser o diálogo do artista com o mundo.

Como proposição de primeira atividade coletiva com os alunos, Virgílio convidou a turma para, já neste sábado (21), todos fazerem um passeio por pontos interessantes da cidade de Cruzeiro do Sul, onde o desafio será (re)ver, (re)descobrir e (re)pensar os espaços do município. Acompanhe, no próximo post, o resultado desta pequena turnê imaginativa por Cruzeiro do Sul.







Nenhum comentário:

Postar um comentário