terça-feira, 24 de julho de 2012

(Re) Descobrindo a própria cidade

Sábado, 21 de julho
Fonte: Jô Oliveira - Assessoria de Comunicação da Secretaria de Artes Visuais UAB/UnB
A turma (re) descobrindo sua cidade
 O segundo encontro do artista Virgílio Neto com os alunos do Curso de Extensão Interações(não)distantes de Cruzeiro do Sul aconteceu na tarde deste sábado, 21 de julho. Como primeiro desafio de interação, Virgílio propôs uma turnê de (re)conhecimento e (re)visitação dos lugares mais cotidianos da cidade, para uma expedição fotográfica – tal qual ocorreu nas primeiras semanas do curso, na fase de interação virtual com os alunos, via moodle.

Como base referencial de olhares através da câmera, Virgílio apresentou o ponto de vista de quatro conhecidos profissionais da imagem. O primeiro foi o do fotógrafo francês Pierre Verger e sua visão antropológica acerca das culturas e pessoas em vários contextos. Em seguida, os alunos conheceram o registro da arquitetura urbana desenvolvido pelo japonês Tatewaki Nio, que coleciona a essência da atmosfera das cidades. O olhar fotográfico de Gil Vicente e sua preocupação em registrar recortes de formas, cores e texturas de variadas procedências,  foi o terceiro ponto discutido. A amostragem de referências encerrou com a visão fotográfica do desenhista Cartier Bresson, mestre na arte de imortalizar harmonicamente o inesperado das pequenas coisas do cotidiano.

Após o breve ‘workshop de inspiração fotográfica’ e munidos de novos olhares, os alunos saíram às ruas de Cruzeiro do Sul, com o desafio de registrarem a cidade, segundo esses quatro pontos de vista apresentados em sala. O resultado dessa exploração inusitada e inédita do cotidiano mais simples da própria cidade será apresentado e discutido no próximo encontro.

Enquanto isso não acontece, confira a seguir alguns registros dessa gincana fotográfica criativa, que mexeu com os olhares e modificou o cotidiano dos alunos e habitantes da cidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário