segunda-feira, 23 de julho de 2012

Em Cruzeiro do Sul inicia residência Artística do projeto “Interações (não) Distantes”.


Sexta-feira, 20 de junho – 20h00min
Rubiluci Almeida - (Setor de Comunicação e Eventos).

Equipe do projeto "Interações não Distantes"
Iniciou na noite de sexta-feira (20), no prédio do CEDUp, a fase presencial do curso de extensão do projeto ‘Interações (não) Distantes, que promove um intercâmbio cultural entre artistas de diferentes regiões brasileiras e estudantes do Curso de Artes Visuais nos polos presenciais da UAB/UnB no estado do Acre.

O intercâmbio que já aconteceu de forma virtual através de uma plataforma para educação à distância, culmina com essa fase presencial realizada por meio de uma vivência, onde cada um dos artistas convidados reside por duas semanas em três diferentes cidades do Acre (Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira) trocando experiências sobre seus processos criativos e poéticos com alunos e ex-alunos do curso.

 “A ação pretende ampliar o alcance das ações pedagógicas na área de Arte/Educação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais ofertado na modalidade a distância, assim como incentivar a criação de espaços museais que fomentem a cultura em localidades com dificuldade de acesso a informação, a cultura e a arte contemporânea”, pontuou professor/doutor da UnB e atual coordenador pedagógico do Curso de Artes Visuais da UAB.

A proposta do projeto, gerido por Christus Nóbrega é que, com o sucesso desta ação pioneira, a atividade de extensão se amplie e possa abranger o restante dos 11 polos da UAB/UnB, que atualmente, além do Acre, está em São Paulo e Minas Gerais.

Nesta primeira edição do projeto, participam os artistas Virgílio Neto (Brasília/DF), Renata Mendes (São Paulo/SP) e Íris Helena (João Pessoa/PB). A escolha dos artistas convidados levou em consideração suas respectivas carreiras em ascensão, suas reconhecidas participações em salões e prêmios nacionais e, sobretudo, o fato de todos estarem trabalhando pela primeira vez com ensino à distância.

“A minha ideia é de passar um pouco desse universo criativo do mundo das artes, acrescentando informações, limpando pensamentos e adicionar novos conhecimentos, tanto para mim como para o público com o qual iremos trabalhar, sensibilizando-nos com tudo o que está ao nosso redor”, mencionou Virgílio Neto, Artista visual, formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília.

O resultado dessa experiência resultará em um livro e um DVD que contará a história desse intercâmbio, que servirá como material de pesquisa para gerações de futuros pesquisadores. Além do resgate a memória dos cinco anos de atividades do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB, com uma equipe de historiadores dedicados a registrar, por meio de entrevistas (com professores, coordenadores, tutores e alunos), sua implementação no quadro da UnB, até as primeiras turmas de concluintes, na modalidade Educação à Distância (EaD)


O Núcleo de Extensão Artística, ligado ao Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) emplacou desde o dia 9 de julho de 2012 esse projeto em parceria com o programa do Ministério da Educação - Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o governo do estado do Acre.

Sobre os artistas:

Renata Mendes
Artista visual, 36 anos, formada em Desenho Industrial pela FAAP e pós graduanda em Gestão da Inovação pelo Senac. Desde 2002 atua como designer e coordenadora em projetos de geração de trabalho e renda com comunidades de produção artesanal. Trabalhou em projetos do SEBRAE na Paraíba, Roraima, São Paulo e Minas. Atualmente faz parte da direção da OSCIP Associação Mundaréu, onde utiliza o design como meio de inovação social. Teve trabalhos premiados no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2001, no Prêmio Planeta Casa, em 2007 e no Prêmio Objeto Brasileiro, em 2008. Fora do Brasil, expôs na Feira de Design de Milão, em 2006 e na Diseño con Acento, em Córdoba em 2007. Em 2007 e 2008, coordenou em equipe o projeto Designing across Boundaries, realizado em Londres em parceria com o Royal College of Art, com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres e do British Council. Em 2010 foi membro do júri do Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pelo Museu A Casa. Permeia sua atuação a curiosidade e a abertura para conhecer o que há nas pessoas e nos lugares, que possam ser ferramentas de transformação social.

Virgilio Neto
Artista, visual, 25 anos, natural de Anápolis (GO), é formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente reside e trabalha em Brasília e tem seu trabalho e pesquisa artística focados no desenho. Sua obra, segundo matéria veiculada no Correio Brasiliense de 31 de dezembro de 2011, “não segue margens fronteiras ou proporções”, tem ‘traços sobrepostos e orgânicos, que se espalham no papel, imprimindo suas experiências visuais, literárias, musicais e tudo que aguça seu olhar de artista’. Entre as participações em salões de renome nacional, constam o Salão Rumos Artes Visuais 2011/2012, do instituto Itaú Cultural e o Salão Novíssimos, da Galeria de Arte Ibeu, no Rio de Janeiro (2011), entre outras mostras e exposições coletivas, desde 2008 até 2011, ano em que montou sua primeira exposição individual montada no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.


Íris Helena
Artista visual, natural de João Pessoa (PB), graduada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Desenvolve suas pesquisas e experiências visuais usando aparelhos digitais populares (câmera digital, impressoras caseiras e softwares de edição de imagem disponíveis na web) assim como objetos de uso cotidiano (papel, post-it, papel higiênico, marcadores etc) para explorar questões voltadas para a paisagem urbana, a passagem do tempo, ou simplesmente a observação da cidade. Sua primeira exposição individual foi ‘Notas de Esquecimento’(2009) pelo programa Jovens Artistas, da Aliança Francesa em João Pessoa. De lá para cá participou de diversas exposições coletivas na Paraíba e  fora dela. Obteve destaque com Menção Honrosa em 2010, no ‘61º Salão de Abril’, em Fortaleza (Ceará) e no Prêmio ‘EDP nas Artes’, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP); além de ter, no mesmo ano, recebido prêmio principal no ‘XIII Salão Municipal de Artes Plásticas’, em João Pessoa (PB), em 2011. Foi ainda contemplada pelo Programa ‘Rumos Artes Visuais 2011-2013’, do Itaú Cultural. Atualmente, vive e trabalha em João Pessoa (PB), Brasil.

Mais informações e todo o andamento do projeto, que já foi realizado na cidade de Tarauacá, entre 9 e 18 de julho, no Blog oficial do projeto Interações(não)distantes: http://interacoesnaodistantes.wordpress.com/

A truma de alunos do Curso de Artes Visuais
Interação do grupo
O artista Virgílio e a Professora Raimunda Carvalho
A apresentação do assessor Jô Oliveira
Virgílio Neto em sua apresentação
A interação com os alunos



Nenhum comentário:

Postar um comentário