sexta-feira, 27 de julho de 2012

Premiação da Olimpíada de Matemática 2011 acontece nesta quinta-feira.

Terça-feira, 24 de julho – 16h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul, a solenidade de entrega das premiações da VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2011, cuja lista de premiados foi divulgada no dia 13 de fevereiro,

Iniciada desde 2005, a OBMEP é um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para estímulo e a melhoria do ensino de Matemática destinado a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano) e Médio, das redes Federal, Estadual e Municipal, das escolas públicas de todo o Brasil, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

O Acre tem participação significativa nesse projeto promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com algumas ações apoiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

O aluno Ivi Fernando medalhista de bronze, por duas vezes da Escola de ensino Fundamental São José sente-se motivado para enfrentar as próximas olimpíadas, “Desde pequeno, gosto de matemática, minha mãe vivia trazendo provinhas e atividades que eu resolvia muito bem, com o passar dos anos venho aperfeiçoando meus conhecimentos, na escola e em casa quando não tenho nada pra fazer. Tenho prazer em fazer algo que gosto, e fico ainda mais motivado quando sou premiado”, comenta Ivi.

Os alunos medalhistas e alguns ganhadores de Menção Honrosa são contemplados no Programa de Iniciação Científica do CNPq com duração de um ano e ajuda de custo no valor de R$ 100,00, sendo o material e professores preparados pela OBMEP.

Os alunos não escondiam o orgulho pelas medalhas conquistadas, foi o caso da aluna da medalha de bronze da escola Dom Henrique Ruth, Hadassa Cordeiro dos Santos, “Estou muito feliz, não esperava ganhar premiação, porque achei a prova muito difícil. Preparei-me muito com as apostilas da própria OBMEP, nos bancos de questões do site, além do auxílio do professor de matemática Claudeir. Sempre ganhei menções honrosas, agora com a medalha de bronze pretendo ganhar a de prata e quem sabe a de ouro”, disse a aluna. 

Além dos alunos, escolas, professores, secretárias municipais e estaduais também são premiados pelo desempenho de seus alunos.

“O momento é de parabenizar escolas e alunos premiados, pelo esforço e empenho nas avaliações externas. A cada ano os resultados tem alcançado níveis cada vez melhores, trazendo destaques para o nosso município, demonstrando o esforço do governo do Estado e da Secretária de Educação, na busca pela qualidade do processo ensino e aprendizagem”, declarou Zequinha Lima, coordenador estadual de Educação em Cruzeiro do Sul.

No município foram nove alunos premiados com certificado de Menção Honrosa, três alunos com medalhas de bronze, uma professora e duas escolas. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

“Quando apresentavam os resultados e víamos que só o Acre e o Amapá não recebiam medalha de ouro, isso causava um inconveniente, mas em 2011 tivemos o mérito da medalha de ouro, conquistado por uma aluna de Santa Rosa do Purus, orientada por uma professora, assim como daqui de CZS, buscou alternativas de ensinar a disciplina na perspectiva do cotidiano, da resolução de problemas vivenciados pelos alunos. E o resultado são escolas, professores e alunos cada vez mais premiados”, ressaltou Josenir Calixto, Diretor de Ensino da SEE.

Lista de alunos e Escolas premiados

Certificado de Menção Honrosa:
·         Andressa Maciel, Amanda Cruz e Vitória Cordeiro (Escola São José),
·         Bruno Menezes (Escola Maria Lima)
·         Rafaela Rodrigues (Escola Presbiteriana).
·         Andressa Nascimento e Eric de Souza (Escola Prof. Flodoardo Cabral).
·         Alana Camila Coelho e Patrick Thanus(Escola Dom Henrique Ruth).


Medalha de Bronze
·        José Irlan e Ivi Fernando (Escola São José).
·         Hadassa Carneiro (Escola Dom Henrique Ruth)


Professor premiado com um computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática.
·         Enedina da Silva Azevedo (Escola São José)

Escolas premiadas
·         Escola Dom Henrique Ruth com computador portátil e kit de projeção móvel
·         Escola São José com um troféu.

Prêmios expostos na mesa
Premiação das escolas e professores
Medalhista em 2010 e 2011, Ivi sendo entrevistado
Orgulho da mamãe
Hadassa tendo em seu momento de fama
Irlan, também medalhista posando para a foto
Hadassa recebendo sua medalha das mãos de Josenir
Sernízia da escola São José recebendo seu troféu das mãos de Geane
Calixto fazendo a entrega do Kit multimídia para Cristina, diretora da DHR
Alunos que participarão da Bolsa de Iniciação Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário