segunda-feira, 16 de julho de 2012

Escolas estaduais investem no resgate as raízes cruzeirenses.


Sexta-feira 13 de junho, 18h00min.
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Resgatar a história é  nascer novamente


Na sexta-feira (13), no auditório da escola Absolon Moreira, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental deram continuidade ao Projeto da Olímpiada de Língua Portuguesa, expondo e apresentando trabalhos desenvolvidos no gênero memoria, retratando o tema “O lugar onde vivo”.

Para a professora de língua portuguesa, Iolanda, o tema trabalhado na Olímpiada de Língua portuguesa é gratificante porque engrandece os conhecimentos dos alunos sobre a cidade e o local onde eles moram, “os alunos se empenharam nas entrevistas, trouxeram vários objetos e materiais de antigamente para a escola, descobrindo coisas que não conheciam sobre o modo de vida do povo do nosso município”, salientou a docente. 

A professora Regina Maia, ícone de experiências foi convidada para contar aos alunos suas histórias e as transformações vivenciadas no Munícipio de Cruzeiro do Sul, “Estou orgulhosa pela confiança em meu trabalho, de poder participar e dar minha parcela de contribuição à educação, mesmo não estando na ativa. Esse tipo de trabalho é uma forma de valorizar as pessoas que já contribuíram muito com o ensino de nossa cidade”.

“A exposição e as memorias contadas pela senhora Regina Maia foi de grande valia, por retratar fatos, momentos, histórias do lugar onde vivemos, resgatando valores sobre o nosso meio, que não existem mais. Então a Olimpíada de língua portuguesa, além de estar trabalhando a questão da leitura e da escrita, também faz esse resgate de valorização do lugar onde vivemos e moramos”, mencionou Edenise Andrade, formadora técnica do Setor de coordenação de ensino fundamental II e médio do NSEE.

 “Uma das grandes dificuldades encontradas na execução do trabalho em sala de aula foi o de fazer o aluno despertar a curiosidade de saber mais sobre seu passado, as histórias sobre sua família, suas raízes, além da falta de incentivo da própria família. Graças a esses projetos eles resgatam um pouco mais sobre si mesmo e do espaço em que vive”, salientou Irinete, Professora de Língua Portuguesa da escola.

A coordenadora da escola Absolon Moreira, Lúcia Bonfim comenta sobre a importância desse tipo de trabalho para a escola, “Nesse período os alunos ficam mais motivados a ler, a pesquisar, a investigar, a produzir e a competir, pois a Olimpíada nada mais é que uma competição, então tanto os alunos como professores se empenham e se esforçam muito para a boa execução dos trabalhos, caminhando rumo ao letramento e a leitura”, finalizou.

Muitas escolas estaduais do município estão desenvolvendo atividades assim, trabalhando o gênero "memorias" através da Olímpiada de Língua Portuguesa, para resgatar as raízes deixadas pelos antepassados e as transformações pela qual a cidade tem vivenciado, apresentando um pouco da história do “lugar que vivemos”.
 
A senhora Regina Maia encantando com suas histórias
Um pouco da notas antigas
Regina Maia e a professora Iolanda
A histórias despertaram a curiosidade dos alunos
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário