terça-feira, 5 de junho de 2012

Progestão Online promove primeiro encontro em munícipios acrianos.



Quinta-feira, 31 de maio - 17h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
O curso vai oferecer situações e ambientes de aprendizagem a distância e presencial.
O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares que encontram-se no exercício de suas atividades nas escolas públicas do Acre - Progestão Online, iniciou nesta segunda-feira (04), o primeiro encontro presencial, no auditório do Centro de Educação Permanente – CEDUp, com o foco de compartilhar ações educacionais e trocar experiências produtivas entre gestores.

Com o objetivo de formar lideranças escolares comprometidas com um projeto de gestão democrática da escola pública e oferecer formação específica aos gestores através de ferramentas online, o curso trabalha com três dimensões: pedagógica, política e administrativa. Para o cumprimento do cronograma, os estudos do curso são divididos em dez módulos, cada um com um enfoque específico, totalizando 300 horas.

A capacitação promove mudanças na aprendizagem, pois novas técnicas são criadas para ajudar na gestão das escolas. Edilamar Oliveira Rebouças, coordenadora de Ensino do Colégio Cristão Cruzeiro, ressaltou a importância de participar da capacitação. "A gente precisa dessa formação para atuar de forma mais correta na escola. Tudo que vamos aprender nesse curso, tende a melhorar o trabalho administrativo e o desempenho/aprendizagem dos alunos", explicou. 

O curso vai oferecer situações e ambientes de aprendizagem a distância e presencial, com o predomínio das situações a distância, que ocupam de 75% a 80% da carga horária geral. Esses ambientes estão representados por três possibilidades didáticas: estudo individual e em equipe, além de encontros presenciais, abordando assuntos que pretendem incentivar reflexões sobre as próprias práticas, possibilitar uma aprendizagem coletiva e fornecer subsídios teórico-práticos para o aperfeiçoamento de todos que trabalham na equipe de gestão escolar.

Os aprimoramentos da versão online do programa estabelecem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online que consiste de um ambiente interativo no qual são acessados os conteúdos, disponibilizados por meio de software livre. 

 A coordenadora do NTE em Cruzeiro do Sul, Nágila Maciel fala da expectativa do curso na melhoria das ações dos gestores nas escolas, “O Progestão é um programa oferecido desde 2008, que agora surge no formato Online, tratando desde o Projeto Político Pedagógico, a Gerência de Recursos Financeiros até de como cuidar do Patrimônio escolar. Todo o corpo administrativo da escola tendo conhecimento desses assuntos, expandindo às práticas pedagógicas poderá desenvolver um trabalho de qualidade que chegará até o aluno”, declarou.

Depois da primeira aula, os cursistas vão participar de mais três atividades presenciais – uma em outubro deste ano e as outras duas em 2013.

O curso a distância é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Cruzeiro do Sul. Desenvolvido pelo Consed em parceria com o Instituto Razão Social visa ampliar as oportunidades de acesso, aprendizado e interação do Programa constituído desde seu formato inicial como um curso a distancia, adequando-o para a internet.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário