Sábado, 23de Junho - 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos da NSEE).
 |
O livro faz alunos viajarem no mundo imaginário da leitura |
Formar
leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por
toda a vida escolar. Pensando nisso, a escola Santa Luzia, localizada na comunidade rural Sacado da Alemanha, localidade conhecida
popularmente por Canela fina desenvolveu desde o mês de março, culminando no
dia 23 de junho, o Projeto de leitura e escrita, com o tema “Desbravando o
Universo Amazônico”.
O projeto
voltado para a Amazônia procurou promover
a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não
pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Oferecendo aos
alunos oportunidade de melhor desenvolver suas competências de leitura e
escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor
consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente
transformador, construtor da própria história.
O trabalho
desenvolvido inicialmente foi à escolha dos livros pelos alunos, o
qual os acompanharia durante todo o bimestre. Posteriormente, trabalharam a sua
divulgação em um painel criado para este fim. E assim, seguiram com leituras
reflexivas sobre o livro em momentos oportunos, em rodas de leitura na sala de
aula ou multimeios, como também através de agendamentos individuais ainda no
referido espaço, além, da elaboração de frases traduzindo a mensagem do livro
escolhido.
A culminância contou
com a participação da banda do 61 Bis, apresentações de vários trabalhos
desenvolvidos pelos alunos, atividades culturais e uma oficina para os alunos,
equipe escolar e pais, com o pessoal do Centro de Inclusão (NAPI). A finalidade
foi o de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito o de colocar o
aluno em contato direto com a leitura e a produção de textos, tornando a assim,
a aprendizagem mais eficaz e agradável.
Para o aluno Atailson
Lima, o projeto ampliou o conhecimento, “Esse projeto auxiliou para que pudéssemos
conhecer mais livros, estimulando a leitura, pois antes não gostávamos de ler,
com isso ampliamos o nosso vocabulário, introduzindo novas palavras antes
desconhecidas, mudando nossos pensamentos, atitudes e comportamentos,
referentes ao ensino e ao meio em que vivemos”, ressaltou.
“O resultado foi
bastante positivo, porque percebemos o interesse dos alunos em participar de
forma dinâmica, interessados em trabalhar, ler e produzir textos bem estruturados
sobre a Amazônia e a comunidade em que eles vivem, então foi uma aprendizagem
bastante significativa para a vida desses alunos. Foi um projeto que contribui
para que os alunos pudessem aprender melhor”, comentou Solange Lima, gestora da
escola.
 |
A banda do 61 Bis encantando |
 |
Alunos prestigiando o momento |
 |
Tocando o hino acreano |
 |
Alunos a posto para a execução |
 |
Momento do Hino Nacional |
 |
A finalização da apresentação com a música "Amigos" |
 |
O coordenador apresentando o projeto a comunidade |
 |
As meninas do NAPI iniciando a oficina |
 |
Explicando a função do NAPI |
 |
O mural de entrevistas e pesquisas |
 |
O espaço representando a Amazônia |
 |
Variedade de plantas |
 |
Espaço representando a agricultura local |
 |
Réplica de uma casa de farinha | |
 |
Demonstração de como vivia um seringueiro |
 |
Os instrumentos de trabalho |
 |
Como dormiam |
 |
Exposição dos trabalhos desenvolvidos |
 |
O cantinho destinado a leitura |
 |
Formadoras do NAPI no cantinho da leitura |
 |
O lugar dos brinquedos |
 |
O espaço destinado aos materiais pedagógicos |
 |
Trilha da matemática |
 |
Mais materiais pedagógicos |
 |
Exposição dos cartazes |
 |
Sala dos jogos de matemática |
 |
Alguns dos jogos de matemática |
 |
Mural de conscientização dos animais em extinção |
 |
Professora de Ingês, Ingrid cantando em inglês com os alunos a música do grupo Qeen |
 |
Alunos cantando a música "Índio" |
 |
Sala dos livros líterários |
 |
O cantinho para os alunos degustarem o livro |
 |
Mural com as fontes e recursos de energia |
 |
Memórias locais |
 |
Alunos atentos para as apresentações |
 |
Poesia borboletas |
 |
Lembranças do Projeto |
 |
Leitura de poesia produzida pelos alunos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário