segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola Rural Santa Luzia desenvolve projeto de Leitura e Escrita sobre a Amazônia..

Sábado, 23de Junho - 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos da NSEE).

O livro faz alunos viajarem no mundo imaginário da leitura
Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, a escola Santa Luzia, localizada na comunidade rural Sacado da Alemanha, localidade conhecida popularmente por Canela fina desenvolveu desde o mês de março, culminando no dia 23 de junho, o Projeto de leitura e escrita, com o tema “Desbravando o Universo Amazônico”.

O projeto voltado para a Amazônia procurou  promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. Oferecendo aos alunos oportunidade de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

O trabalho desenvolvido inicialmente foi à escolha dos livros pelos alunos, o qual os acompanharia durante todo o bimestre. Posteriormente, trabalharam a sua divulgação em um painel criado para este fim. E assim, seguiram com leituras reflexivas sobre o livro em momentos oportunos, em rodas de leitura na sala de aula ou multimeios, como também através de agendamentos individuais ainda no referido espaço, além, da elaboração de frases traduzindo a mensagem do livro escolhido.

A culminância contou com a participação da banda do 61 Bis, apresentações de vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos, atividades culturais e uma oficina para os alunos, equipe escolar e pais, com o pessoal do Centro de Inclusão (NAPI). A finalidade foi o de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de textos, tornando a assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.

Para o aluno Atailson Lima, o projeto ampliou o conhecimento, “Esse projeto auxiliou para que pudéssemos conhecer mais livros, estimulando a leitura, pois antes não gostávamos de ler, com isso ampliamos o nosso vocabulário, introduzindo novas palavras antes desconhecidas, mudando nossos pensamentos, atitudes e comportamentos, referentes ao ensino e ao meio em que vivemos”, ressaltou.

“O resultado foi bastante positivo, porque percebemos o interesse dos alunos em participar de forma dinâmica, interessados em trabalhar, ler e produzir textos bem estruturados sobre a Amazônia e a comunidade em que eles vivem, então foi uma aprendizagem bastante significativa para a vida desses alunos. Foi um projeto que contribui para que os alunos pudessem aprender melhor”, comentou Solange Lima, gestora da escola.  

A banda do 61 Bis encantando
Alunos prestigiando o momento
Tocando o hino acreano
Alunos a posto para a execução
Momento do Hino Nacional
A finalização da apresentação com a música "Amigos"
O coordenador apresentando o projeto a comunidade
As meninas do NAPI iniciando a oficina
Explicando a função do NAPI
O mural de entrevistas e pesquisas

O espaço representando a Amazônia
Variedade de plantas
Espaço representando a agricultura local
Réplica de uma casa de farinha
Demonstração de como vivia um seringueiro
Os instrumentos de trabalho
Como dormiam
Exposição dos trabalhos desenvolvidos
O cantinho destinado a leitura
Formadoras do NAPI no cantinho da leitura
O lugar dos brinquedos
O espaço destinado aos materiais pedagógicos
Trilha da matemática
Mais materiais pedagógicos

Exposição dos cartazes
Sala dos jogos de matemática
Alguns dos jogos de matemática
Mural de conscientização dos animais em extinção
Professora de Ingês, Ingrid cantando em inglês com os alunos a música do grupo Qeen

Alunos cantando a música "Índio"
Sala dos livros líterários
O cantinho para os alunos degustarem o livro
Mural com as fontes e recursos de energia
Memórias locais
Alunos atentos para as apresentações
Poesia borboletas
Lembranças do Projeto
Leitura de poesia produzida pelos alunos



Nenhum comentário:

Postar um comentário