segunda-feira, 18 de junho de 2012

Em Cruzeiro do Sul é implantado Núcleo de Estudo de Línguas.


 
Sexta feira, 08 de junho – 16h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).
Informações: Concita Cardoso, Assessora da SEE.

Primeira Aula inaugural do Núcleo de Estudo de Língua
 Criados em 2011, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, os Núcleos de Estudos de Línguas (NELs), coordenados pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL), enriquecem o aprendizado pessoal e profissional, além de preparar para o competitivo mercado de trabalho, dado à importância do aprendizado de línguas estrangeiras na atualidade. 

A implantação de um NEL aqui no município de Cruzeiro do Sul, se concretizou com a aula inaugural na terça-feira (12), ás 18h00min, no prédio do Centro de Educação Permanente (CEDUp), contemplando 17 escolas com atendimento inicial voltado para 375 alunos: 225 cursando inglês, e os outros 150 no estudo de língua espanhola. Os cursos planejam ampliação de atendimento a cada ano, aumentando o número de alunos beneficiados e a implementação em outros municípios interessados no projeto.

O Núcleo de Estudo de Línguas tem uma duração de três anos e será oferecido aos alunos do 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do Ensino Médio, no espaço do Centro de Educação Permanente (CEDUp), para promover atividades que complementam o ensino regular de língua estrangeira nas instituições de ensino. Durante o período das aulas regulares, a ênfase está na leitura e na escrita, enquanto que, nas aulas do Núcleo, o foco está voltado para as habilidades orais dos alunos (compreensão e reprodução da fala).

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) investe em ações que contribuem para o desenvolvimento educacional de qualidade no Acre, ofertando atividades que aumentem o interesse dos alunos pela escola e suas ações curriculares, contribuindo para que os bons índices educacionais continuem no estado, como demonstrados pelo resultado do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape), que apontou um avanço de 95% dos alunos da rede pública de ensino.

“Um grande investimento que conta com o apoio do Governador Tião Viana. Disponibilizar cursos gratuitamente como este, influencia não só a vida pessoal, como a carreira profissional dos jovens que, com o auxílio e o esforço corretos, têm mais um diferencial para alcançarem o sucesso”, salientou Daniel Zen, secretário de Educação e Esporte.

Parte das novas medidas de 2012, incluindo o atendimento dos alunos e a seleção e capacitação de professores para Cruzeiro do Sul, está o aumento do número de vagas, totalizando cerca de 2 mil matrículas para novos alunos, além do acréscimo de novos idiomas (Francês e Italiano), atendendo cerca de 160 turmas de alunos no CEL  e NELS distribuídos em diversos módulos e idiomas.

Planos para 2014
Em 2011, foram ofertadas cinco mil vagas. Os cursos foram planejados para ter duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais com dois encontros durante a semana, podendo ser posteriormente ampliado por mais dois anos. A certificação será realizada mediante o término de cada nível de habilidade adquirida.

As metas desta iniciativa continuam nos planos de 2014, que incluem:
- Atender cerca de 7 mil alunos em todo o estado do Acre;
- Inserir novos idiomas na grade, como o Português para estrangeiros e o braile;
- Ampliar as possibilidades de intercâmbio para alunos e professores do CEL e NELs em outros municípios do Acre.

Momento cultural da aula inaugural do Núcleo de Estudos de Língua
Evaldo, Zequiha, Elenilda, Cleide, Rita e Daniel Zen prestigiando o evento
O cantor regional Eginho cantando o Hino acriano
Comunidade prestigiando o evento
Coordenador Zequinha Lima parabenizando os educandos
Os alunos lotaram o CEDUp
Secretário Daniel Zen retratando a importância da língua estrangeira
Professor Emerson Marques em sua primeira aula de inglês
Alunos atentos a aula
Interação entre eles
A acolhida em inglês ao Secretário Daniel Zen que mostrou dominar o Inglês
Visita a sala para verificar como serão as aulas
Pais e alunos participaram do evento
O núcleo de estudos de língua acontecerá no CEDUp




Nenhum comentário:

Postar um comentário