terça-feira, 16 de abril de 2013

Equipe do Núcleo da SEE visita comunidades do Rio Liberdade.



Segunda-feira, 15 de abril – 13h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

As visitas geram maior interação com a comunidade rural e promove conhecimento das práticas educacionais desenvolvidas nas áreas mais isoladas.
 
Equipe da SEE com os moradores da Comunidade do baixo Monteiro.

 Uma equipe do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação e Esporte de Cruzeiro do Sul, composta pelo Coordenador de Educação, Zequinha Lima; Gestor do Ensino Rural, Altaniro Almeida, um dos Coordenadores da modalidade Asas da Florestania, Clodoaldo Silva e o Coordenador da Merenda Escolar, Janilson Azevedo realizou, durante toda a semana, visitas as comunidades do Rio Liberdade para o anúncio da construção de cinco escolas nos povoados do Monteiro, Forquilha, Tristeza e Passo da Pátria.

 De acordo com Zequinha a construção dessas escolas faz parte da estrutura da rede Estadual de Ensino, que visa acabar este ano com todos os anexos das áreas rurais do Rio Liberdade, indo ao encontro da política nacional que, busca atingir um nível elevado de ensino a todas as crianças e jovens da região. 

 “Precisamos garantir condições dignas de trabalho para nossos professores e estimular a educação dos jovens na zona rural, pois só com a educação terão melhores oportunidades em seu futuro. Com essas novas escolas estaremos ampliando as vagas na região e, ao mesmo tempo, dando a possibilidade dos pais terem um local seguro para deixar os filhos enquanto estiverem trabalhando e expandindo autonomia financeira a essas comunidades”, destacou.

 “Antes não era possível para nossos filhos estudar perto de suas famílias por várias questões, inclusive financeira, o que representa atraso para a comunidade, pois nossos filhos não tinham a possibilidade de voltar e nos ajudar no desenvolvimento da região e na troca de novos conhecimentos”, relatou o representante da comunidade Tristeza, José Orclei Pinheiro, conhecido como “côco”.

 “É muito importante para nossa comunidade receber a equipe do núcleo da SEE, pois temos a oportunidade de falar das nossas necessidades relacionados a educação. A construção das escolas nos anexos é fruto de uma reivindicação justa e organizada em uma visita feita pela equipe no ano de 2011. Hoje estamos colhendo os frutos dessa conversa feita no passado não muito distante”, relatou Albecir Brito da Silva,  gestor da escola Joaquim Nogueira, responsável pelo Anexo da comunidade Monteiro.

 Para a professora da comunidade Forquilha, Angélica de Miranda Lopes, a reunião foi desenvolvida de forma democrática. “Ouvimos e fomos ouvidos. Saímos daqui conscientes da preocupação do governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Educação em proporcionar ensino de qualidade e oferecer melhor estrutura às escolas da rede estadual nessas áreas tão distantes.”

 A rede estadual de ensino atende na região, através da modalidade Asas da Florestania, Fundamental e Médio (110 alunos), nas Salas Multisseriadas 1º ao 5º ano (308 alunos) e EJA I e II (128 alunos), totalizando quinhentos e quarenta e seis discentes atendidos no alto Rio Liberdade. Serão investidos recursos na construção de escolas com duas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros e varandas, através de parcerias que contribuem para o avanço contínuo na educação da zona rural.

Reunião com a comunidade do alto  Monteiro
Reunião com a comunidade do alto Monteiro
Moradores da localidade
Reunião com a comunidade Forquilha
Visita a Escola Dom Pedro I
Destino Alto Rio Liberdade
Reunião com os moradores da Comunidade Passo da Pátria
Parte da equipe mostrando suas habilidades com o timão
Visita a escola Francisco Montenegro Braga
Rubiluci experimentando da vida rural
Visita a escola da Boca do Forquilha
Um pitstop na comunidade Porto Rico, para recarregar as energias ápos um dia de viagem.
Retornando para casa.....




Nenhum comentário:

Postar um comentário