segunda-feira, 22 de abril de 2013

Núcleo da SEE participa das comemorações ao Dia do índio na aldeia.



Segunda-feira, 22 de abril, 12h00min.
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).


O canto de boas-vindas do povo hui nhkî marcou a abertura, na manhã desta sexta-feira (19), das comemorações ao Dia do Índio, na aldeia Kamanawa Katukina em Cruzeiro do Sul. O coordenador de Educação Zequinha Lima participou das atividades realizadas na aldeia, juntamente com o governador Tião Viana e sua equipe.

O cacique da aldeia, Fernando Rosas, afirmou que este é um dia de celebração entre o povo hui nhkî e afirmou que o Governo do Estado e o Governo Federal desenvolvem diversas ações que vêm contribuindo para a inclusão educacional, para a geração de trabalho e renda para os povos indígenas. 

A secretária de Estado de Educação e Esporte (SEE) disponibiliza na região cinco escolas do pré-escolar ao 4º ano com a língua indígena, seis escolas Tamãkãyã (grande) do 6º ano ao Ensino Médio, formando a primeira turma este ano. Ao todo são 256 alunos indígenas atendidos por escolas estaduais na área Katukina.

“Além dos investimentos apresentado pelo governo do Estado do Acre, com o Programa Nacional de Habitação Rural e entrega de equipamentos agrícolas, temos que destacar a construção de mais duas escolas, ressaltando o suporte dado pela SEE, juntamente com o Núcleo de Cruzeiro do Sul disponibilizando merenda escolar, material pedagógico, de limpeza e transporte para a qualidade da educação ás famílias das comunidades indígenas” mencionou João batista, técnico de Educação Indígena do NSEE.

Segundo o coordenador, o acesso à educação é uma forma de garantir conhecimento para que os índios possam defender seus direitos ou mesmo ingressar no mercado de trabalho, caso desejarem. Ele lembra que quem mora em Cruzeiro do Sul possui uma proximidade maior com os indígenas e que muitos dos costumes deste povo fazem parte da rotina de muitos habitantes. “Temos que trabalhar a proposta de inclusão, de troca de experiências e isso inclui também aprender e respeitar as tradições dos índios” retrucou Zequinha.

Trabalhos desenvolvidos nas aldeias indígenas pelo governo do Estado do Acre e Secretarias mostram que é preciso respeitar as comunidades tradicionais que ajudam a preservar a floresta amazônica e reconhecer a dívida histórica que o Brasil tem com esses povos.



















 

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