terça-feira, 22 de maio de 2012

Coordenador do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul visita comunidade ribeirinha.


Terça-feira, 07 de maio – 16h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Comunidade Tartaruga do Rio Valparaíso
O Coordenador do núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima acompanhado da equipe do Asas da Florestania e Escola Ativa, nesta segunda- feira (07), visitaram a escola estadual São João I, localizada em uma das áreas mais distante do município, a comunidade Tartaruga, dentro do Rio Valparaiso.

O objetivo da visita foi debater questões locais sobre educação e migrar o professor da modalidade Asas da Florestania para lecionar com uma turma de 14 alunos. A escola atende também 17 alunos do programa Escola ativa e poderá vir acolher mais 15 alunos para o EJA, totalizando em média 45 educandos de uma comunidade que abriga em seu entorno aproximadamente 200 famílias.

O professor Raimundo Nonato Duarte, pai de seis filhos, nunca trabalhou em uma comunidade tão distante, comenta sobre suas expectativas, “Espero, apesar da distância de minha família, fazer um bom trabalho e superar as perspectivas de pais e alunos da comunidade Tartaruga e vizinhas, desempenhando a arte de educar de maneira satisfatória.”, disse o professor.

Ali, durante duas horas e meia foram debatidos problemáticas relacionadas à educação da comunidade, em que os ribeirinhos puderam expor problemas relacionados à falta de merendeiras, a distribuição dos barqueiros por áreas e a formação de uma turma para o funcionamento do Programa EJA.

Um dos representantes da comunidade do Valparaiso, Manoel Oliveira da Silva agradeceu a vista de toda a equipe Estadual de Educação, salientando problemas vivenciados pela comunidade e dificuldades sofridas anteriormente pelos alunos devido à falta do professor para modalidade do 6º ao 9º ano, que estavam ficando à margem da educação. 

Para o coordenador Zequinha, o acompanhamento das ações e a observação atenta das necessidades das unidades é uma das características marcante do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte, em desempenhar um trabalho aliado ao desejo de fazer mudanças que favoreçam o crescimento e a alegria da comunidade. “O olhar atento da secretaria, aos problemas que tangem a educação beneficiará muitos estudantes da rede educacional de ensino da nossa cidade e a parceria dentro da própria comunidade só surtirá ganhos.”, salientou.




Chegada do professor a comunidade

Deslocando-se para a escola

Equipe sendo recebida pelos moradores

Chegada a escola Estadual São João I

Sala de aula da turma do Programa  Escola Ativa

Comunidade reunida para a conversa

Coordenador Zequinha fazendo as apresentações

Estrutura externa da escola

Zequinha lendo a poesia do alunoda modalidade Asas da Florestania

Professores da escola
Pose para a foto final.