sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto Abaporu conclui etapa de Formação Continuada aos Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Cruzeiro do Sul.


Quinta-feira, 26 de abril - 19h00min
Rubiluci de Carvalho Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE)

Nos dias 26 e 27 de abril, os formadores do Instituto Abaporu de Educação e Cultura capacitaram cerca de quatrocentos professores do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, com o III módulo conclusivo da Formação Continuada “Para favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas”, onde o enfoque não será o ensino específico de cada disciplina, e sim assuntos relacionados ao ensino de todas.

“É um projeto antigo, que só foi possível acontecer do ano passado pra cá. A formação tem 48 horas, é dividido em três módulos, onde o primeiro foi voltado para o como ensinar os alunos estudarem, o segundo avaliar os diferentes tipos de conteúdo e o terceiro com aprofundar avaliação com oficinas de montagem de avaliação”, salientou Simone a coordenadora do projeto.

 O objetivo é qualificar os professores que trabalham nas séries finais do Ensino Fundamental e em todos os anos do Ensino Médio em como trabalhar leitura e escrita em todas as áreas de ensino.

“Nós acompanhamos o planejamento, depois verificamos com as coordenadoras das escolas como estão desenvolvendo o que foi pensado, planejado dentro da sala de aula. Mas, ainda deixam muito a desejar, porém já foi verificado através das avaliações externas, que essas capacitações contribuem bastante para a melhoria da qualidade do nosso ensino”, comentou Sara Pedroza, coordenadora do ensino Fundamental II e Médio.

O Projeto Abaporu desenvolve, desde 2002, projetos educacionais e sociais em diferentes instituições e estados brasileiros. No Acre, em parceria com a Secretária de Estado de Educação e Esporte promove a elaboração de materiais de apoio didático-pedagógico para professores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e turmas com defasagem idade-série e formação continuada de professores de todos os segmentos da Educação básica, além de desenvolver o Asas da Florestania Infantil.

O professor de Língua Portuguesa Thiago Muniz, participa do curso e considera relevante a iniciativa, “O curso traz uma nova roupagem de como se trabalhar partindo da problematização. Ao invés de trabalharmos com conceitos e exercícios como antes, agora temos que levar o aluno a um determinado problema e a partir daí o docente construir o seu conhecimento”, salientou o professor.