quarta-feira, 23 de maio de 2012

Formação para ensinar matemática aos alunos dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental.


Segunda- feira, 14 de maio, 17h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).


Formação capacita professores da  área de matemática

Um dos grandes desafios da educação acreana ao longo dos últimos anos vem sendo apontado como o desempenho dos alunos em matemática, de modo geral e, em particular, nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental. Pensando nisso, acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, ás 19h00min, no Núcleo de Apoio Pedagógico a Inclusão (NAPI), a formação do PROFEMAT a professores de 1º ao 5º ano da zona urbana da rede estadual, na disciplina de matemática.

A formação proposta apóia na apropriação de conhecimentos sobre como trabalhar e valorizar cálculos mentais na matemática, para que os professores possam utilizá-las em sala de aula, a partir da tematização da sua própria prática que é uma importante fonte de saber profissional.

“O objetivo da formação é fazer com que o professores reflitam sobre a importância do cálculo mental, procedimento primordial no estudo dos cálculos. A partir daí valorizar e ter autonomia para trabalhar esse recurso em sua prática pedagógica, possibilitando aos alunos métodos adequados para se chegar aos resultados da operação matemática.”, salientou Marinalva Gomes, formadora técnica do PROFEMAT do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul.

O Programa de Formação de Professores em Educação Matemática - PROFEMAT amplia e aprofunda a formação dos professores e seu domínio de conhecimentos didáticos e curriculares para trabalhar com os alunos em sala de aula, garantindo e melhorando suas aprendizagens na disciplina.

A concepção que permeia a formação de professores atualmente inclui cursos de formação, atividades como inserção em projetos, troca de experiências, leituras, reflexões, inserção na prática etc; além disso, dá especial atenção às potencialidades do professor como um todo nos seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.

Uma das finalidades do PROFEMAT é tornar os professores mais qualificados para conduzirem um ensino da Matemática que considere necessidades e interesses de seus alunos e contribuir para a melhoria das ações educativas, realizando-se pessoal e profissionalmente. Também busca promover a individualidade de cada professor, no sentido de que ele deixe de ser objeto e passe a ser sujeito da sua formação. 

Para a professora Sandra Maria Lima Caetano, a formação só vem a somar em seu trabalho "Os procedimentos utilizados em sala de aula mudaram, a partir do momento que passamos a participar das formações. Os planejamentos ficaram mais lúdicos, através das trocas de experiências  com os colegas, além da ampliação do repertório no trabalho com a matemática", comentou.

As atividades desenvolvidas no interior do PROFEMAT incentivam os professores a programarem atividades complementares de sua livre escolha, em função de seus interesses e necessidades, a buscarem oportunidades de formação, de maneira autônoma, tais como participação em congressos, seminários, encontros, palestras, exposições, oficinas, além do uso das tecnologias da informação e da comunicação para aprimoramento pessoal e profissional.
Inicio dos estudos
Estudo dos textos

Pose para foto (Deusa, Otaciana e Socorro)

Formadora Maria José tentando pôr ordem

Análise dos textos estudados

A volta após o intervalo