Pelo
segundo ano consecutivo a cidade de Cruzeiro do Sul leva o troféu de
primeiro lugar das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), com a
Escola Dom Henrique Ruth. Intitulada “Espartanos”, a equipe vencedora
ganhou, além do troféu, medalha de ouro, um tablet para cada jogador e
uma viagem para Recife (PE), onde conhecerão as instalações da empresa
Joy Street, na qual a plataforma dos jogos digitais foi criada.
Durante
cerca de duas horas, os competidores disputaram em duas fases uma
bateria de jogos on-line. Competiram quatro escolas - uma de Cruzeiro do
Sul (Dom Henrique Ruth) e três de Rio Branco (Gloria Perez, Leôncio de
Carvalho e Professor José Rodrigues Leite).
“Nada
se compara à emoção de competirmos e sairmos vencedores das Olimpíadas
de Jogos Digitais e Educação. A consagração do primeiro lugar é a
recompensa de um ano de dedicação aos estudos. Estamos muito felizes com
a vitória. A união da equipe e a tranquilidade foram primordiais”,
ressaltou a aluna Beatriz Moura.
O ginásio do Instituto Imaculada Conceição, reuniu dezenas de pessoas,
entre alunos, professores e gestores das escolas participantes. Criada
com o objetivo de incentivar e estimular o processo de aprendizagem
através da inserção de novas tecnologias de informação no contexto das
disciplinas da grade curricular do Ensino Médio da rede pública, a OJE
é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Esporte.
Para
o secretário estadual de Educação, Daniel Zen, as Olimpíadas tornam o
processo de aprendizagem mais prazeroso, aliando o tradicional com o
moderno ao fazer uso das novas tecnologias. “Estas são iniciativas que
buscam oxigenar o sistema de ensino o tornando mais atrativo, melhorando
a relação escola aluno. A participação de mais de cinco mil alunos de
18 municípios acreanos é uma prova do sucesso da OJE”, observa.
Alunos atribuem a OJE bom desempenho no Enem
É
unânime entre os alunos que a participação nas Olimpíadas de Jogos
Digitais e Educação contribuiu para o bom desempenho no Exame Nacional
de Ensino Médio (Enem). “Estou confiante em obter bons resultados no
Enem, graças em grande parte, a participação na OJE. Aliei lazer e
estudo e comprovei que deu certo, uma prova de que os dois podem andar
juntos”, ressaltou Igor de Sousa da equipe “Espartanos”.
As
competições ocorrem em uma plataforma virtual que une redes sociais e
jogos educacionais, onde os alunos socializam os conhecimentos
adquiridos e trocam informações sobre as problemáticas dos desafios, que
constituem enigmas dentro de todas as áreas de conhecimento da grade
curricular de Ensino Médio.
Marcelo
Clemente, gerente de Negócios da Joy Street, explica que “nas duas
semanas que antecederam ao Enem os jogos foram focados em enigmas
preparatórios para o Exame. A missão da OJE é unir a realidade do aluno
com os conteúdos trabalhados em sala de aula, promovendo conhecimento na
linguagem deles”.
OJE deixa exemplos de superação e união entre equipes
Talita
Ribeiro, da equipe Alfa, vibrava ao final da competição. “Nossa equipe
se superou. Começamos em último lugar e terminamos em segundo, uma prova
de que não devemos desanimar frente aos desafios. Tivemos nossas
limitações, já que estamos cursando o segundo ano do Ensino Médio, nos
deparando com questões que ainda não estudamos. Mas fica a promessa de
competir ano que vem e sairmos vitoriosos”, afirmou.
“Não
fazíamos ideia de como era a competição. Foi surpreendente por que nos
deparamos com um ambiente onde, de forma prazerosa, encontramos nos
jogos uma maneira fácil e rápida de estudar”, revela Giulia Wolter.
Classificação e premiação das equipes vencedoras
1º Lugar – Espartanos com 9.293 pontos
Premiação – Troféu, medalhas de ouro, tablet’s para cada aluno e uma viagem para Recife (PE);
2º Lugar – Alfa com 7.192 pontos
Premiação – Troféu, medalha de prata, R$ 500,00 e um vale compra;
3º Lugar – Keep Walking com 7.037 pontos
Premiação – Troféu, medalha de bronze, R$ 250 e um vale compra;
4º Lugar – Autobots com 6.242 pontos
Premiação – Troféu de participação, R$ 150,00 e um vale compra.
Durante cerca de duas horas, os competidores disputaram em duas fases
uma bateria de jogos on-line.
“Estas são iniciativas que buscam oxigenar o sistema de ensino o
tornando mais atrativo, melhorando a relação escola aluno”, Daniel Zen,
secretário de Educação
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