quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Estudante cruzeirense se classifica para final da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa em Brasília.

Terça-feira, 13 de novembro -15h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e eventos do NSEE).
Fonte Fotos: Juruá on line e Tribuna do Juruá


Aluna Aline da Conceição e Suelby Martins
A estudante do 1°ano do ensino médio, da Escola Craveiro Costa, Aline da Conceição Andrade classificou-se na Etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, realizada entre os dias 05 a 07 de novembro em Natal (RN) e com isso garantiu vaga na Etapa Nacional, que ocorrerá em Brasília, no período de 09 a 10 de dezembro.

Esta Etapa Regional contemplou apenas os estudantes classificados na categoria Crônicas. No total, foram 125 finalistas e destes, 38 garantiram vaga para a Etapa Nacional. Seis estudantes são da Região Norte, sendo um de Tocantins, um do Pará, um do Acre, dois de Manaus e um de Roraima.

A aluna de Cruzeiro do Sul com apenas 16 anos, se classificou com o texto “No Casulo de Agosto: Onde a Metamorfose Acontece”.. “Estou muito feliz e ainda não estou acreditando nesta classificação. Pretendo me esforçar, escrever mais crônicas e me preparar bem para a Etapa Nacional”, disse satisfeita, a estudante Aline.

A professora Mirla Suelby Martins da Rocha, que acompanhou a aluna em Natal, informou que durante os três dias, elas participaram de atividades culturais e educacionais, como oficinas e passeios turísticos.

“Os estudantes participaram de uma oficina sobre o estudo do gênero crônica e receberam orientações para melhoria do texto. Também fizeram uma atividade para comprovar as marcas de autoria dos textos inscritos”, explicou a professora.

Com essa classificação, professora e a aluna estão na expectativa para a próxima fase do concurso.

Mais Estudantes

Nesta edição de 2012, além de Aline, outro estudantes da escola, Alex William Almeida de Alencar classificou-se em nível estadual e ainda vai participar da semifinal da categoria “Artigo de Opinião”, em Belo Horizonte (MG). A Olimpíada é dividida em quatro categorias Crônicas, Artigos de opinião, Memórias literárias e Poemas.

A Estudante do 8° ano do Ensino Fundamental, da Escola Maria Lima de Souza também marcará presença na grande final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Jaqueline Gomes Pinheiro competirá no gênero “Memórias”.

A etapa regional de cada categoria será realizada em Estados distintos. A categoria Crônicas foi a primeira a ser realizada em Natal, de 05 a 07 de novembro. A categoria Artigo de Opinião será disputada em Belo Horizonte (MG) no período de 27 a 29 de novembro. Poema será em Fortaleza de 20 a 22 de novembro e Memórias Literárias em São Paulo de 12 a 14 de novembro.


Sobre as Olimpíadas

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, destinada aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de todo o país, é realizada de dois em dois anos e neste intervalo de tempo, são executadas ações de formação presencial e a distância para professores.

Também são realizados estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada é dividida em cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Os textos são avaliados por Comissões Julgadoras. Os vencedores (professores, alunos e escola) receberão prêmios que variam entre medalhas, notebooks com impressora, tablets, além de livros, microcomputadores e retroprojetor.

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Equipe da Escola Maria Lima e a aluna Jaqueline



Nenhum comentário:

Postar um comentário