segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Programa Especial do Ensino Médio forma 218 alunos em Cruzeiro do Sul.

Segunda-feira, 19 de novembro - 9h30min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
A conclusão do Ensino Médio representa a finalização de uma etapa para muitos jovens e adultos que se formaram este ano.

Nesta quarta-feira, (14), duzentos e dezoito jovens e adultos do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM) de Cruzeiro do Sul deram mais um passo para a conquista de seus sonhos.  Para esses alunos, a formatura no ensino médio representa o fim de uma etapa, como também o surgimento de novas possibilidades e desafios. A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro dos Náuas.

Atualmente, o projeto está presente em sete dos vinte dois municípios do Estado: Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá. E desde então certificou 9.522 estudantes com ensino médio, contribuindo para a redução de distorção idade/série que caiu de 80% em 2005 para atuais 30%, contribuindo para a democratização do conhecimento, além de colaborar com os bons índices de avaliação do Ideb.



A coordenadora Estadual do Programa Especial do Ensino Médio (Peem), Francisca Reis agradeceu a dedicação e o empenho dos gestores das escolas, dos coordenadores e professores que não mediram esforços para garantir a melhoria da qualidade da educação em nosso estado, salienta ainda que o Peem tem uma proposta que permiti ao aluno uma visão critica do mundo, "O Programa não objetiva simplesmente a escolarização ou a inserção do aluno no mercado de trabalho, mas que esse aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, sendo capaz de ler a realidade social de seu tempo e a transforme”, afirmou. 

Depois de algum tempo sem estudar, Virgínia da Rocha, de 40 anos, acompanhada do esposo e filho estava muito feliz ao receber o certificado de conclusão do ensino médio. “Resolvi voltar estudar, devido a competitividade do mercado de trabalho. Hoje me considero uma vencedora, pois não é fácil conciliar família trabalho e estudo, mas com força de vontade valeu a pena correr atrás dos meus objetivos", disse.

Para o coordenador estadual do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o Peem se apresenta como uma alternativa para os alunos que por motivos de trabalho ou familiar abandonaram seus estudos em alguma época de sua vida." Muitos já tinham a educação como página virada em suas vidas. O Programa vem justamente trazer de volta essas pessoas para a escola, oportunizando o bom conhecimento, tornando-os hábitos a serem inseridos no mercado de trabalho e fazerem um curso superior. Todos aqui são grandes vencedores", salientou Zequinha.

Com apoio do governo do Acre, por meio da secretaria estadual de educação e fundação Roberto Marinho, este programa vem dando certo, pois oferta um ensino de qualidade, onde todos que concluir o ensino médio por meio deste programa podem comemorar mais um desafio superado na vida de cada formando, para muitos um simples ensino médio, para os mesmos a possibilidade de mudanças.  

Professoras do Peem

Coordenadora  Francisca Reis e a gestora da DHR Cristina Enes

Formandos 2012

Professor Gilberto e alunos

Equipe que faz a diferença na educação cruzeirense

Cliciane Saraiva interpretando o Hino Acreano

Professora Nazaré fazendo seu standap

Momento do juramento

Professores da Escola Flodoardo Cabral

Coordenadora Francisca Reis entregando o certificado

Coordenador Zequinha e a aluna Virginia Rocha

O momento da realização do sonho conquistado  

Fim do evento com uma performance dos alunos da escola Flodoardo Cabral















Nenhum comentário:

Postar um comentário