quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crianças aprendem a reciclar papel.

Quinta –feira, 01 de novembro – 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
A conscientização quanto a reciclagem envolveu todos os envolvidos (escola, alunos, pais e comunidade)
O Projeto “Reaproveitando e reciclando papel”, desenvolvido desde de agosto pela escola Jardim de Infância São Francisco teve seu encerramento durante toda a quinta-feira (01), com exposições de vários materiais confeccionados no desenvolvimento do projeto e apresentação das crianças.

A reciclagem de papel é tão importante quanto sua fabricação, pois a matéria-prima para sua utilização já está escassa. Mesmo com o reflorestamento e com as campanhas de conscientização para a sociedade em geral, o aumento do consumo de papel nas últimas décadas aumentaram, daí a finalidade de desenvolver trabalhos que conscientizem os alunos em geral sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente, reaproveitando o papel.

“Reaproveitar o papel e aplicar técnicas artísticas que utilizem o papel reciclado desenvolve nas crianças e nos pais o conceito de que a reciclagem também é uma forma de aplicar a criatividade, relacionando as coisas sob uma nova forma de transformar, tornando aquilo que é velho em novo”, salientou Gisalda Souza, diretora da escola.

A professora Sebastiana Sales , que trabalha com alunos de cinco anos destaca a importância desse tipo de trabalho, “As crianças sempre escutam que devemos preservar o meio ambiente, mas a ideia de preservação na maioria delas fica restrita apenas a não derrubar árvores, quando fazemos um trabalho ordenado da qual elas participam, elas percebem que a preservação ambiental abrange uma serie de atitudes, da mais simples a mais elaboradas, englobando um conjunto de ações que podem diminuir o consumo e consequentemente os impactos ambientais”, concluiu a professora.

Para Luan Santos do Nascimento, de apenas seis anos, o projeto o ensinou a não desperdiçar papel, “ Eu aprendi a fazer muita coisa legal como brinquedos, quadros, caixinha para guardar meus trecos, um monte de coisa, tudo com a ajuda de meus pais e professora”, disse.

“A ideia surgiu depois de verificarmos a quantidade de papeis desperdiçados  Utilizamos então a receita da reciclagem  aproveitando o material para a utilização de várias artes, inclusive a produção de telas dos artistas trabalhados em sala, utilizando-as durante o ano letivo, despertando nas crianças o espírito artístico”, ressaltou Auxiliadora Silva, coordenadora de ensino da escola.

A iniciativa da escola é de fundamental importância, pois coloca os alunos em ação, rompendo com a inércia e desenvolvendo a consciência correta em relação ao uso racional do papel, além de contribuir para a formação do aluno, a ação torna-se instrumento de formação de toda a família, multiplicando assim sua abrangência.

Carros confeccionados com papelão
Vários brinquedos foram produzidos para ajudar no processo ensino e aprendizagem
Carrinho de bonecas feito de papelão
Caminha para cachorro feito de materiais reciclados


Mural de conscientização
Os materiais criados encantou o público
Brinquedos, porta-retratos, enfeites e telas tudo produzido com  papel.
Porta-treco confeccionado com papelão e revista
Uma amostra de que com a reciclagem dá para fazer muita coisa
Casinha de papelão para as brincadeiras e teatros  da escola
Robô e caixinhas para presente









Nenhum comentário:

Postar um comentário