Terça-feira,
04 de dezembro – 09h30min
Rubiluci
Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).
Durante
a primeira semana de dezembro, estudantes da rede estadual de ensino participam
da aplicação do quarto ciclo do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem
Escolar – SEAPE, realizado pela Secretária da Educação do Estado do Acre, cuja
finalidade principal consiste em diagnosticar o sistema de ensino e, ao mesmo
tempo, servir de instrumento de monitoramento das políticas de educação.
Criado
em 2009, o SEAPE configura-se como uma avaliação em larga escala em que se
avalia anualmente e de forma universalizada, o desempenho dos alunos das
escolas da rede estadual e municipais do Estado do Acre, bem como identifica os
fatores que interferem no desempenho escolar.
Os
testes do SEAPE avaliam as competências e habilidades na área de língua
Portuguesa (leitura) e Matemática, com aplicação de testes, incluindo outros
instrumentos importantes como: o questionário do Aluno, cujo objetivo é obter
dados sobre o perfil socioeconômico e trajetória escolar dos estudantes e,
também os questionários do Diretor, Coordenador Administrativo e professor, com
a finalidade de traçar o perfil dos profissionais da educação do Estado do
Acre.
“É importante a avaliação do nosso sistema de educação para termos
condições de observar o comportamento de nossos estudantes em relação às
disciplinas básicas. Além disso, temos a possibilidade de saber o quanto esses
estudantes estão avançando e como os professores trabalham o conteúdo em sala
de aula”, destacou Edilamar Rebouças, Coordenadora de Ensino da
escola Cristão Cruzeiro
Participam
das avaliações alunos do 3° ano, 5°ano e 9° ano do Ensino Fundamental e alunos
do 3° ano do Ensino Médio, matriculados nas escolas estaduais e municipais do
Estado, através da aplicação de testes e questionários contextuais. Todos os
Professores de Língua Portuguesa e Matemática das etapas de escolaridade
avaliadas, com também, Gestores e Coordenadores Administrativos das unidades
escolares envolvidas na avaliação.
O professor
Pedrinho Nascimento da Silva, professor de Língua Portuguesa está confiante e
acredita nos seus alunos: “Espero que os resultados sejam satisfatórios, porque
foi feito um estudo sistemático com esses alunos, com a realização de
atividades que atendem os descritores do SEAPE. Acredito no trabalho
desenvolvido e espero que cada aluno realize a avaliação com
responsabilidade, segurança dentro de suas possibilidades”, comentou o
professor.
A
avaliação antes era medida somente por turmas onde a nota obtida entre os alunos
era em geral, atualmente é medido por aluno, onde a nota alcançada vai
diretamente pra ficha do aluno, sendo mais uma forma de avaliação além do
Vestibular.
Os
resultados desses instrumentos agregam, para os gestores da educação,
importantes informações à elaboração de políticas públicas e, ao mesmo tempo,
para as escolas, um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades dos alunos,
o que permite a execução de práticas pedagógicas focadas nos grupos de alunos
que ainda não desenvolveram o esperado para a etapa de escolaridade em que se
encontram.
Assim,
além de retratar o desempenho dos estudantes ao longo da sua escolaridade e os
eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o SEAPE busca, também,
identificar os fatores intra e extraescolares que interferem no rendimento
escolar, mediante a aplicação de diferentes questionários de coleta de dados.
Portanto,
a participação de todos os envolvidos é de fundamental importância para o
sucesso dessa avaliação, desde a aplicação até a divulgação e apropriação dos
resultados obtidos, tornando possível a redução das desigualdades, elevando o
grau de eficácia da escola.
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