terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alunos da rede estadual de ensino realizam provas do SEAPE.


Terça-feira, 04 de dezembro – 09h30min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).


Durante a primeira semana de dezembro, estudantes da rede estadual de ensino participam da aplicação do quarto ciclo do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar – SEAPE, realizado pela Secretária da Educação do Estado do Acre, cuja finalidade principal consiste em diagnosticar o sistema de ensino e, ao mesmo tempo, servir de instrumento de monitoramento das políticas de educação.

Criado em 2009, o SEAPE configura-se como uma avaliação em larga escala em que se avalia anualmente e de forma universalizada, o desempenho dos alunos das escolas da rede estadual e municipais do Estado do Acre, bem como identifica os fatores que interferem no desempenho escolar.

Os testes do SEAPE avaliam as competências e habilidades na área de língua Portuguesa (leitura) e Matemática, com aplicação de testes, incluindo outros instrumentos importantes como: o questionário do Aluno, cujo objetivo é obter dados sobre o perfil socioeconômico e trajetória escolar dos estudantes e, também os questionários do Diretor, Coordenador Administrativo e professor, com a finalidade de traçar o perfil dos profissionais da educação do Estado do Acre.

É importante a avaliação do nosso sistema de educação para termos condições de observar o comportamento de nossos estudantes em relação às disciplinas básicas. Além disso, temos a possibilidade de saber o quanto esses estudantes estão avançando e como os professores trabalham o conteúdo em sala de aula, destacou Edilamar Rebouças, Coordenadora de Ensino da escola Cristão Cruzeiro

Participam das avaliações alunos do 3° ano, 5°ano e 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 3° ano do Ensino Médio, matriculados nas escolas estaduais e municipais do Estado, através da aplicação de testes e questionários contextuais. Todos os Professores de Língua Portuguesa e Matemática das etapas de escolaridade avaliadas, com também, Gestores e Coordenadores Administrativos das unidades escolares envolvidas na avaliação.

O professor Pedrinho Nascimento da Silva, professor de Língua Portuguesa está confiante e acredita nos seus alunos: “Espero que os resultados sejam satisfatórios, porque foi feito um estudo sistemático com esses alunos, com a realização de atividades que atendem os descritores do SEAPE. Acredito no trabalho desenvolvido e espero que cada aluno realize a avaliação com responsabilidade, segurança dentro de suas possibilidades”, comentou o professor. 

A avaliação antes era medida somente por turmas onde a nota obtida entre os alunos era em geral, atualmente é medido por aluno, onde a nota alcançada vai diretamente pra ficha do aluno, sendo mais uma forma de avaliação além do Vestibular.

Os resultados desses instrumentos agregam, para os gestores da educação, importantes informações à elaboração de políticas públicas e, ao mesmo tempo, para as escolas, um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades dos alunos, o que permite a execução de práticas pedagógicas focadas nos grupos de alunos que ainda não desenvolveram o esperado para a etapa de escolaridade em que se encontram.

Assim, além de retratar o desempenho dos estudantes ao longo da sua escolaridade e os eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o SEAPE busca, também, identificar os fatores intra e extraescolares que interferem no rendimento escolar, mediante a aplicação de diferentes questionários de coleta de dados.

Portanto, a participação de todos os envolvidos é de fundamental importância para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação até a divulgação e apropriação dos resultados obtidos, tornando possível a redução das desigualdades, elevando o grau de eficácia da escola.




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