sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Alunos do Programa Mais educação apresentam atividades culturais e esportivas.


Sexta-feira, 26 de outubro – 12h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).
O Programa Mais Educação atende estudantes com déficit de aprendizagem e vulnerabilidade social.
O Teatro dos Náuas foi palco na manhã desta sexta-feira (26), de atividades culturais e esportivas desenvolvidas no interior das escolas, pelos alunos que participam do Programa Mais educação, retratando a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento do ser humano, em uma perspectiva social, criativa, afetiva e histórica.

Voltado para estudantes com déficit de aprendizagem e vulnerabilidade social, o Programa atende trinta e cinco escolas estaduais em Cruzeiro do Sul, sete em Mâncio Lima e cinco em Rodrigues Alves fazendo a diferença nas salas de aula por melhorar o desempenho escolar do aluno, através de atividades prazerosas que levam o estudante a refletir sobre a aprendizagem, seu meio, transformando-os através da imaginação, com significados.

A diretora da escola Meirim Pedreira, Rosimar Barros avalia que a mudança no comportamento das crianças e no interesse pelos estudos é notável, “Todas as oficinas se diferenciam das atividades em sala de aula e por isso são atrativas. Este programa possibilita que o aluno fique dentro da escola descobrindo outras habilidades que contribuem para sua aprendizagem”, disse a diretora.

Para o andamento das atividades, as ações são monitoradas por oficineiros (considerados voluntários, que recebem ajuda de custo para transporte e alimentação), que são estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas.

“Além das questões pedagógicas, há a questão da socialização, manutenção do ambiente social do aluno, possibilidade de participação em atividades dinâmicas de equipe e a valorização das atividades esportivas, artísticas e culturais”, ressaltou Maria Antonia de Souza Silva, articuladora do Programa na escola Meirim Pedreira.

“O Mais Educação desenvolve ações articuladas ao currículo escolar, aos saberes escolarizados, e ao projeto político pedagógico das escolas. Suas ações estão ligadas à flexibilização curricular e à parte diversificada do currículo”, definiu Gisélia de Souza Pinheiro, coordenadora do Programa em Cruzeiro do Sul.

Mais Educação

O programa Mais Educação tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola e, assim, melhorar a qualidade de ensino. O programa é ligado ao Ministério da Educação e desde 2010 já apresenta resultados positivos e eficientes nas escolas estaduais do Acre.

As atividades do Mais Educação são variadas e definidas levando-se em conta a realidade dos alunos onde as escolas existem, envolvendo temas como educação, artes e esportes, como ginástica rítmica, vôlei, futsal, tecnologia da alfabetização, letramento em matemática, fanfarra, teatro, e estudos do meio. As ações do programa são cada vez mais ampliadas nas escolas, oferecendo atividades aos alunos, que aos poucos vão se habituando a utilizar o espaço público como ferramenta de integração e socialização dentro da comunidade onde vivem.

Para comandar as ações realizadas pelo Mais Educação dentro das escolas, existe um articulador do programa em cada uma das unidades. Para ajudar no trabalho são destacados voluntários que recebem aproximadamente R$ 300,00 para alimentação e transporte.

Cada escola recebe a verba de acordo com critérios estabelecidos pelo Mais Educação, como, por exemplo, o número de alunos matriculados, localização em área de vulnerabilidade social e de acordo com as atividades desenvolvidas. A verba é repassada às escolas anualmente. O planejamento do programa é de que o dinheiro seja incorporado ao valor do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que é repassado para cada uma das escolas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria Educação Básica e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Interpretação do Hino Nacional, com os alunos da escola Maria Lima
O coral da escola Rego Barros
Dança com as crianças da escola Profª. Quita
Fanfarra da escola Antonio de Barros Freire

Exposição da arte de pintura artesanato das escolas  Barão do Rio Branco e Anselmo Maia




Oficina de capoeira da escola Braz de Aguiar
Dramatização da estória Dona Baratinha, com os alunos da escola Maria Lima
Oficina de letramento de uma parodia dramatizada com as alunas da escola Mustafa Almeida
Banda Fanfarra da escola Padre Carlos Kunz
A oficina de taekwondo da escola Braz de Aguiar
Atividade de Matemática da escola Antonio de Barros Freire
A dança representando a Aquarela da escola Anselma Maia
A dança gótica dos alunos da escola Absolon Moreira
O show de interpretação dos alunos da escola Meirim Pedreira, no teatro da Branca de Neve
O talento e o domínio das crianças da escola Anselmo Maia com a bola.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário