Sexta-feira, 05 de outubro – 10h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e eventos do
NSEE).
“Os
verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não Lêem”. (Mário
Quintana).
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Os
alunos da escola Comandante Braz de Aguiar culminaram nesta sexta-feira (05), o
projeto “Café Literário”, trabalho que despertou nos alunos um olhar diferente
para a disciplina de Língua Portuguesa, pois passaram a compreender que a
linguagem vai além das palavras, tornado seu estudo mais divertido e de fácil
compreensão.
O
projeto desenvolvido interdisciplinarmente desde fevereiro surgiu da iniciativa
das professoras de Língua Portuguesa Mágila e Elizabeth Lima, que buscaram
proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo sobre os conteúdos
estudados.
“Esse
trabalho é a expressão dos sonhos e desejos de todo grupo: alunos, professores
do 6º ao 9º ano dos dois turnos e da direção escolar, de fazer com que os
educandos se interessassem em ler e produzir textos. Assim, as ansiedades foram
trabalhadas, pesquisamos e buscamos parcerias para lançar a ideia de fazer uma
coletânea com diferentes tipos de textos produzidos por eles a partir de diferentes
gêneros textuais trabalhados durante o ano. Iniciamos com uma Oficina Literária
e terminamos com um Café Literário, apresentando todo o trabalho para a comunidade
escolar”, ressaltou Mirlanda Moura, coordenadora de ensino da escola.
Outros
projetos literários também germinaram frutos valiosíssimos, como foi o caso das
atividades de produção textual com o gênero Literatura de cordel, com o
professor Cézar Renato e alunos do 8º e 9º ano do período Matutino. Produção
que foi digna de uma edição individual lançada no início do ano na escola.
Outra vertente germinada deste projeto foi o concurso de produção textual nas
modalidades: poemas, memórias e crônica da escola no concurso para as
Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Para
a professora Elizabeth Lima, a proposta do projeto partiu da dificuldade que
muitos alunos têm com a disciplina, principalmente em ler e escrever.
“Acreditamos que a partir dos projetos é plausível simplificar a forma de
ensinar e aprender a Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos de forma rica
e prazerosa, o interesse pela leitura e a escrita”, frisou a professora.
Na
culminância do projeto Café Literário foram agregadas as mais variadas
manifestações artística, como teatro, poesia, música, dança, desfile das personalidades
jornalísticas e uma reprodução de um programa de rádio local possibilitando aos
alunos a oportunidade de mostrarem seus talentos proporcionando--lhes o caminho
da cidadania democrática. Os valorizando através da publicação de seus nomes e
de seu livre pensar literário, com um momento específico só deles, onde todos
os olhares se voltam pra eles, ao serem aplaudidos, reconhecidos, valorizados,
elogiados pelo seus potenciais, onde a sua identidade do SER ultrapassa as
barreiras do TER.
Mini-teatro com os alunos Cleilson e Flávio |
Alunas Jorcilene e Lígia recitando cordel. |
Comunidade escolar atenta as apresentações |
A aluna Maria Aparecida com o texto no melhor gênero poesia |
Aluna Verônica com a melhor no texto crônica |
Alunos pepresentando as personalidades jornalísticas |
Sorteio de perguntas e respostas com premiações
A dança do Carimbó |
Teatro da Lenda da Mandioca
Coordenadora Pedagógica, Rosinha agradecendo pelo empenho de todos |
Professoras de Língua Portuguesa Mágila e Elizabeth |
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