quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Escola desenvolve projeto de estímulo à leitura.


Sexta-feira, 05 de outubro – 10h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e eventos do NSEE).
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não Lêem”. (Mário Quintana).
Os alunos da escola Comandante Braz de Aguiar culminaram nesta sexta-feira (05), o projeto “Café Literário”, trabalho que despertou nos alunos um olhar diferente para a disciplina de Língua Portuguesa, pois passaram a compreender que a linguagem vai além das palavras, tornado seu estudo mais divertido e de fácil compreensão.

O projeto desenvolvido interdisciplinarmente desde fevereiro surgiu da iniciativa das professoras de Língua Portuguesa Mágila e Elizabeth Lima, que buscaram proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo sobre os conteúdos estudados.

“Esse trabalho é a expressão dos sonhos e desejos de todo grupo: alunos, professores do 6º ao 9º ano dos dois turnos e da direção escolar, de fazer com que os educandos se interessassem em ler e produzir textos. Assim, as ansiedades foram trabalhadas, pesquisamos e buscamos parcerias para lançar a ideia de fazer uma coletânea com diferentes tipos de textos produzidos por eles a partir de diferentes gêneros textuais trabalhados durante o ano. Iniciamos com uma Oficina Literária e terminamos com um Café Literário, apresentando todo o trabalho para a comunidade escolar”, ressaltou Mirlanda Moura, coordenadora de ensino da escola.

Outros projetos literários também germinaram frutos valiosíssimos, como foi o caso das atividades de produção textual com o gênero Literatura de cordel, com o professor Cézar Renato e alunos do 8º e 9º ano do período Matutino. Produção que foi digna de uma edição individual lançada no início do ano na escola. Outra vertente germinada deste projeto foi o concurso de produção textual nas modalidades: poemas, memórias e crônica da escola no concurso para as Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Para a professora Elizabeth Lima, a proposta do projeto partiu da dificuldade que muitos alunos têm com a disciplina, principalmente em ler e escrever. “Acreditamos que a partir dos projetos é plausível simplificar a forma de ensinar e aprender a Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos de forma rica e prazerosa, o interesse pela leitura e a escrita”, frisou a professora.

Na culminância do projeto Café Literário foram agregadas as mais variadas manifestações artística, como teatro, poesia, música, dança, desfile das personalidades jornalísticas e uma reprodução de um programa de rádio local possibilitando aos alunos a oportunidade de mostrarem seus talentos proporcionando--lhes o caminho da cidadania democrática. Os valorizando através da publicação de seus nomes e de seu livre pensar literário, com um momento específico só deles, onde todos os olhares se voltam pra eles, ao serem aplaudidos, reconhecidos, valorizados, elogiados pelo seus potenciais, onde a sua identidade do SER ultrapassa as barreiras do TER.


Mini-teatro com os alunos Cleilson e Flávio
Alunas Jorcilene e Lígia recitando cordel.
Comunidade escolar atenta as apresentações
A aluna Maria Aparecida com o texto no melhor gênero poesia
Aluna Verônica com a melhor no texto crônica
Alunos pepresentando as personalidades jornalísticas
 Sorteio de perguntas e respostas com premiações

A dança do Carimbó

 Teatro da Lenda da Mandioca

Coordenadora Pedagógica, Rosinha agradecendo pelo empenho de todos
Professoras de Língua Portuguesa Mágila e Elizabeth



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