quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aprender Inglês pode ser divertido.

Quarta-feira, 17 de outubro - 13h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

A primeira intenção ao trabalhar o projeto/gincana foi de fazer os alunos perceberem que o inglês não é tão complicado quanto parece.

Na Era da globalização é inegável que a língua inglesa, esteja cada vez mais se tornando universal no Brasil, pois o conhecimento em língua estrangeira, hoje é um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para alunos em fase escolar, mas para a população como um todo.

Em uma época em que se encurtam as distâncias físicas, mas, em muitos casos, se aprofundam as distâncias sociais, a escola Comandante Braz de Aguiar, desenvolveu o projeto "English this is it" (Inglês é isso), que culminou nesta quarta-feira, (17), com o propósito de pensar na construção de alternativas concretas que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis, e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento da língua inglesa.

O professor de inglês, Luís Antônio vem desempenhando um importante papel na formação inglesa, dos alunos da escola. Lecionando a disciplina nas turmas de 6° ao 9º Ano do Ensino Fundamental, no turno da manhã, desenvolve estratégias pra lá de dinâmicas que atraem a atenção de seus alunos para a necessidade de contextualizar e favorecer o uso da Língua Inglesa em situações reais de comunicação, provando que é possível ensinar língua estrangeira aos alunos da escola pública.

"A primeira intenção ao trabalhar o projeto/gincana foi de fazer os alunos perceberem que o inglês não é tão complicado quanto parece, criando meios e métodos alternativos para que percebam que aprender outra língua é legal, extrovertido e importante neste mundo globalizado, formando alunos capazes de exercerem a cidadania plena, tornando nossos alunos cidadãos do mundo", salientou o professor.

O projeto que faz referência ao álbum do Maikon Jackson "This is it, contou com a ajuda dos estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID), que promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

A estagiária do Programa do curso de Inglês, Gabriela Machado, conta sobre a participação no projeto, "é bastante gratificante, pois o PIBID é um programa de incentivo a docência, então, ter esse contato mais direto com a sala de aula, desperta a certeza de que é isso mesmo que eu quero. Fazer parte de um trabalho criativo, como esse, ajuda a desenvolver técnicas para nos aperfeiçoarmos como docentes. Sem contar com o retorno dado pelos alunos, a partir da participação, interesse e o envolvimento, deixando-nos muito felizes", comentou Gabriela.

De acordo com Rosimar Almeida, diretora da escola, o estudo da língua inglesa no panorama atual no país, vem sendo aperfeiçoado por causa da nova cultura adotada pelas faculdades, de formar professores capacitados para ensinar inglês de alto nível para crianças e adolescentes. "Hoje a gente tem consciência cada vez maior de o inglês ser relevante. Não que não era relevante antes, mas agora está sendo enfatizada essa consciência da necessidade de ensinar inglês no ensino fundamental e no médio, incentivando nossos alunos, na certeza de que falar um segundo idioma vai valorizá-lo ainda mais como cidadão pleno", disse a diretora.

"É muito divertido aprender um outro idioma. Todos os dias convivemos com o estrangeirismo, daí percebemos a importância e a influência que exerce os outros idiomas sobre a nossa cultura. E nos dias atuais, a globalização faz com que o inglês se torne algo fundamental.  É a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com o mundo", comentou Mara Gabriela, aluna do 9°ano, que produziu com seus colegas um vídeo em inglês.

Com atividades de conversação, tradução, interpretação e conhecimento cultural dos países que tem o inglês como idioma, o professor engajou os alunos no uso da língua estrangeira, tornando o trabalho da escola eficaz quanto à promoção da educação de qualidade.
O Projeto com formato de gincana compôs mesa julgadora.
Um pouco do histórico dos EUA e da Inglaterra. 
Um desfile com produção de roupas inspiradas nas bandeiras estadunidense e inglesa

Cultura gastronômica da Inglaterra (Chá da Tarde)

Servindo os jurados

A cultura estadunidense... o famoso Hamburguer

Vídeo produzido pelos alunos com tradução em português

Larissa e Marcos da banda blackout interpretando a música da Adele

Alunos na disputa formando frases em Inglês

Competição acirrada

Equipe tentando formar estrofe da música em inglês

Ambas equipes buscando dar o seu melhor

Ao final, a estrofe que teria ser montada projetada na parde para a correção

Equipe de estagiários do PIBID  e o Professor Luís.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário