terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escola Maria Lima classifica alunos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física.


Terça-feira. 07 de Agosto - 09h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos).
A Olimpíada usa as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física.
Neste ano iniciou em todo o Brasil a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas  (OBFEP), um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado aos alunos do último ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A Olimpíada usa as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivando os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino com o de outros países.

Realizada em três fases insere um conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas envolvendo um maior número possível de alunos.

Na regional do Juruá, a Escola Maria Lima é a escola credenciada e aprovada na primeira fase, que se constituiu com questões de múltipla escolha, aplicada e corrigida pela própria escola, cabendo ao professor credenciado a divulgação das notas para a coordenação estadual.

“Estamos muito orgulhosos, pois isso mostra que o nosso trabalho está surtindo efeitos positivo de modo que estamos fazendo diferença na vida desses alunos e nos resultados da escola”. E, ainda "O mais importante é que o gestor entenda que é responsável pela implantação da mudança, sempre tendo o compromisso com o aprendizado do aluno”, mencionou Ana Cleide, gestora da escola.
Os dezenove alunos da escola aprovados classificaram-se para a segunda fase e farão provas parcialmente dissertativas aplicadas pelo Centro de Ciências Tecnológicas/UDESC. É essa fase usada em diversos estados para a premiação estadual de seus estudantes.

Aprovados nessa etapa, os alunos passarão para a terceira fase realizada nas sedes designadas pela organização da OBF.  São as notas desta fase que contam para a premiação nacional e também para selecionar os alunos que irão para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Física (OIFs).

Iniciada desde 2010 como um Projeto Piloto, a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).




Nenhum comentário:

Postar um comentário