terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comunidades Rurais desenvolvem Projeto “Vida e Cidadania no campo”.


Segunda-feira, 13 de agosto – 09h00min
Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos).

O projeto "Vida e Cidadania no Campo" ofereceu as comunidades locais entretenimento, conhecimento e muita animação
A unidade de gestão Ambiental Integrada UGAI do Rio Liberdade desenvolveu no sábado (11), o Projeto “Vida e Cidadania no campo”, realizado com um dia de atividades culturais e esportivas na escola Magia do Saber, localizada na BR 364, km 105. 
O objetivo era identificar talentos, socializar culturas e interagir com as comunidades rurais e instituições governamentais e não governamentais, para a melhoria da qualidade das políticas setoriais, da educação, da inclusão social na construção de uma cultura de paz, tecendo e ampliando as relações entre escola e comunidade, visando o aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, refletindo em seu impacto no espaço rural.

“A ideia nasceu da vontade de unir as comunidades do Liberdade, Extrema, Acuráua, Morro da Pedra, Taquari, Boto, Santa Rita e Esperança, para atividades que pudessem envolvê-los num momento de lazer e interação, partilhando a realidade vivida por essas famílias, mostrando que vale a pena investir na juventude, nas comunidades rurais, despertando para os talentos que aqui existem”, comentou Valéria de Souza, coordenadora da UGAI do Rio Liberdade.

Para o gestor da escola Magia do Saber, Raimundo da Silva Melo (Jaime), essas atividades contribuem para a aproximação da família na escola, “A escola que tem a presença dos pais em atividades extras, contribui no bom desempenho dos alunos no processo ensino e aprendizagem, além de colaborar para a unificação das comunidades vizinhas”, finalizou.

“Todo projeto que envolve cultura e lazer é bom para as pessoas que vivem nas áreas mais distantes, pois temos poucas opções de diversão. Esses momentos proporciona o encontro dos amigos que não se encontram constantemente e ajusta conhecimento e diversão”, salientou Ernestina Lima dos Santos, moradora da Comunidade Liberdade e aluna da escola Magia do Saber.

O presidente da Associação de Moradores da Floresta do Rio Liberdade, Edmilson Mesquita, disse que a preocupação maior na comunidade é com o lazer dos jovens para que eles não se voltem para o alcoolismo e uso de drogas ilícitas. As atividades culturais e desportivas vão continuar. Em setembro outra atividade deverá acontecer no Rio Acuráua, tudo por sugestão das comunidades.

O Projeto é resultado da parceria entre SEDENS, as unidades de Gestão Ambiental Integrada (UGAIs), a Secretária de Estado de Educação e Esporte (SEE), o Departamento de Rodagem do Acre (Deracre) e Associações locais.

O projeto reuniu várias comunidades locais
Valéria (verde), cooredenadora da Ugai, orgulhosa com o resultado
A escola foi pequena para o aglomerado de pessoas
Talento no violão
Algumas das premiações para os novos talentos
Equipe da escola Magia do Saber
Os talentos musicais
Não podia faltar um bom almoço



Nenhum comentário:

Postar um comentário