quarta-feira, 27 de março de 2013

Professores rurais da rede estadual de ensino recebem capacitação.



Quarta-feira 27 de março – 10h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
São os recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações.
Com um olhar voltado para as carências do ensino no campo, buscando garantir um ensino adequado, que leve em conta as necessidades específicas dos jovens e das crianças que vivem nas áreas de difícil acesso, as equipes do Ensino Rural, Escola Ativa e Asas da Florestania, ofereceram durante três dias, desta semana formação continuada aos professores contratados para trabalharem nas escolas da zona rural de Cruzeiro do Sul.

"A Educação no campo precisa valorizar ainda mais a realidade de quem vive e trabalha nas áreas mais distantes, fortalecer o vínculo do professor com a escola e oferecer mais vagas para crianças e jovens da zona rural", afirma Ivone Gomes, servidora do Setor do Ensino Rural do Núcleo da SEE/CZS.

O objetivo da formação foi apresentar e estudar o Referencial Curricular /2013 e realizar o planejamento mensal com os professores, além de outras orientações necessárias referentes à Educação do Campo.

Na zona rural é muito comum as escolas serem multísseriadas, sob a orientação de um único professor ministrando aulas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e que desenvolvem seus estudos de acordo com planos semanais. As estatísticas mostram que existem aproximadamente 4.078 escolas desse modelo em todo o país, a maior parte nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para a formadora, Socorro Braga existe quatro aspectos principais a serem levados em consideração na formação dos educadores da zona rural, “nas formações precisamos discutir sobre a adequação aos diferentes níveis e modalidades de ensino; as características de cada fase do desenvolvimento dos alunos, buscarmos metodologias entre teorias/práticas e socializar a formação e as experiências anteriores”, mencionou.

Um dos papéis da formação continuada para professores é buscar características apropriadas aos estágios fundamentais ao desenvolvimento humano. São os recursos pedagógicos que contribuem para democratizar informações, expandir a educação nos lugares mais distantes e a formação/capacitação de professores no interior do município.












Nenhum comentário:

Postar um comentário