segunda-feira, 4 de março de 2013

Primeira etapa do curso de capacitação do PNAIC inicia no Vale do Juruá.



Segunda-feira, 04 de março – 16h00min
Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).

Coordenadores das redes estadual e municipal foram selecionados para capacitação de alfabetizadores.
Cruzeiro do Sul sedia, na manhã desta segunda-feira (04), a primeira etapa do Curso de Formação Continuada para os Orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A formação que acontece de forma compartilhada com as redes estadual e municipal, contou com a presença dos Secretários Municipais de Educação dos outros quatro municípios do Vale do Juruá: Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo.

Esta etapa será realizada durante toda a semana na Ufac, nos dois turnos, envolvendo orientadores selecionados pelo Pacto, que acompanharão os professores alfabetizadores, ao longo de 2 anos. No total, o curso tem uma carga horária de 200h por ano, sendo 160h de encontros presenciais e 40h à distância.  A segunda etapa está prevista a ser realizada de 10 a 12 de abril.

A capacitação é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE), Universidade Federal do Acre (UFAC) e Secretarias Municipais de Educação. No total, o curso tem uma carga horária de 200h por ano, sendo 160h de encontros presenciais e 40h à distância.

O PNAIC tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, a capacitação destina-se a formar orientadores que serão responsáveis por repassar o conhecimento adquirido aos alfabetizadores, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, em escolas da rede estadual de ensino, beneficiando muito mais dos 15 mil alunos já beneficiados em todo o estado do Acre.

O programa prevê ainda a entrega de materiais didáticos específicos para alfabetização como: livros didáticos, dicionários de língua portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência, de literatura e de pesquisa; obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.

Esse momento é importante, para direcionar a educação do Acre a fazer com que os estudantes saiam do primeiro ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever, ferramentas estas fundamentais para sua formação profissional e pessoal.


Representantes da Ufac Secretário Municipal de CZS e representantes.

Grupo de coordenadores municipais de Cruzeiro do Sul
Grupo de coordenadores de Rodrigues Alves
Grupo de coordenadores de Cruzeiro do Sul
Professora Robéria, representando a Ufac
Professora Aldecy ministrando o curso



Nenhum comentário:

Postar um comentário