sexta-feira, 16 de maio de 2014

SECRETÁRIO DA SEE MARCO BRANDÃO VISITA A PROFESSORA GISALDA MARIANO

Sexta-feira, 16 de maio
Janaira Silva_ Assessora de Comunicação do NSEE/CZS.



Após cumprir agenda de visitas nas escolas estaduais de Cruzeiro do sul, movido pela curiosidade o Secretário de Educação e Esporte Marco Brandão visitou um dos personagens centrais da educação acriana, a professora Gisalda Mariano na tarde desta quarta-feira,14. Entretida na varanda de sua casa com a confecção de um ramalhete de flores, a educadora teve uma tarde atípica relatando contos de sua trajetória profissional por quase duas horas.
Entre os visitantes também estavam presentes o representante da Joy Street Marcelo Clemente e  o Coordenador geral de Educação Zequinha Lima e equipe.  A pedagoga e paisagista expressou muito amor e zelo pelas duas profissões que exerce e afirmou:” Sou apaixonada pelo ensino porque posso transmitir conhecimento e pelo paisagismo porque posso contribuir diretamente na preservação da natureza.
Dona Gisalda é uma das filhas do primeiro jornalista cruzeirense, o autodidata João Mariano que foi o primeiro da família a dirigir a escola Hugo carneiro, popularmente conhecida pelo nome de sua filha. Gisalda assumiu a direção em 01 de Agosto de 1964, atualmente mesmo aposentada elas não se desliga do andamento e dos trabalhos desenvolvidos na escola. Foi sucedida no cargo por sua filha Plácida Cameli, os três juntos, permaneceram na direção da escola por cerca de 52 anos.
Este baluarte da educação juruaense reside ao lado da escola Hugo Carneiro e seu quintal tem acesso a ela. Nos primeiros anos de sua juventude casou-se e construiu sua residência no terreno da escola, lá morou por muitos anos e foi onde teve seus seis filhos. A professora conta de uma forma irreverente que nunca nenhum deles nasceu no horário de expediente.
Reconhecida por seus feitos, Gisalda Mariano relatou que em tempos antigos quando a instituição não tinha água encanada, em determinado momento se viu na obrigação de pedir apoio à delegacia de polícia para que transportasse em seu jip a água obtida em lugares longínquos.  Contou sobre as quermesses que eram organizadas para angariar recursos para a compra de merenda escolar e demais necessidades básicas.
Foi perseguida por politicamente defender sua próprias ideologias, lutou e permaneceu em seu cargo por exatos 36 anos, 6 meses e 6 dias. Pioneira, implantou a modalidade de Ensino Supletivo em lugares de difícil acesso naquela época, nos municípios de Mâncio Lima e Porto Valter.
Dona Gisalda disse que a própria comunidade escolheu o nome da escola em homenagem ao então governador Hugo Carneiro, que tornou-se um amigo e aliado importante. Nos dias de hoje, a escola continua sendo reconhecida pelo nome de “GISALDA” e muitos cruzeirenses tem conseguido concluir os ensinos Fundamental e Médio através do “PROVÃO DA GISALDA”.

A Secretaria de Estado e de Educação expressa  seus agradecimentos ao símbolo vivo de nossa educação, por ter feito grandes transformações e conquistado muitas vitórias nesse trajeto árduo de fazer a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário