terça-feira, 24 de setembro de 2013

APAE de Cruzeiro do Sul recebe ônibus adaptável.



Segunda-feira, 23 de setembro – 12h00min

Rubiluci Almeida (Setor de Comunicação e Eventos do Núcleo da SEE/CZS).


Transporte dos estudantes das APAE conta agora com mais qualidade, conforto e segurança.
Pensando na acessibilidade dos estudantes, esses ônibus são equipados com plataformas giratórias.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Cruzeiro do Sul esteve em festa na manhã desta segunda-feira, 23. O motivo? A entrega de um ônibus escolar feita pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual da Educação. É um veículo adaptado em conformidade com as necessidades das crianças e jovens atendidos pela instituição, recebidos por eles com muita alegria. A solenidade foi no pátio da Associação e contou com a presença do Coordenador de Educação Zequinha Lima e a equipe da APAE de Rodrigues Alves.


“Sempre que estamos aqui renovamos nossas energias com a alegria contagiante dessas crianças e adolescentes. O objetivo de oferecer o ônibus adaptável é de ampliar o acesso das pessoas com deficiência a serviços e equipamentos que garantam mais qualidade de vida”, salientou Zequinha Lima, coordenador do Núcleo da SEE/CZS.


O governo já entregou em todo estado, neste ano de 2013, cerca de noventa e dois ônibus escolares, sendo dois, um destinado para Rio Branco e outro para Cruzeiro do Sul adaptáveis á alunos com necessidades especiais. Pensando na acessibilidade dos estudantes, esses ônibus são equipados com plataformas giratórias para facilitar o acesso de deficientes físicos, auxiliando os serviços prestados pelas instituições.


“É uma conquista muito grande, porque o transporte escolar na escola especial é imprescindível. Nossos alunos têm pouca ou nenhuma mobilidade para se locomoverem até a escola e grande parte das famílias atendidas também tem pouco recurso financeiro para custear o transporte”, explicou Uvilene Costa, presidente da APAE/CZS. Acrescentou ainda “São sempre bem vindas às iniciativas que despertam a colaboração coletiva, o olhar não apenas sobre nós mesmos, mas a partir de uma interação com o semelhante. É assim que se faz inclusão”, refletiu. 


APAE de Cruzeiro do Sul vem realizando projetos educacionais, sociais, culturais, desportivos, terapêuticos e profissionalizantes, com o intuito de proporcionar qualidade de vida e inclusão social às crianças, adolescentes e jovens com deficiência, patrocinados pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, com apoio do Banco da Amazônia, Governo Federal e Governo do Estado do Acre, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, , Rotary Club e voluntários.



Dentre esses trabalhos está as “Oficinas de Qualificação Profissional da APAE, através de cursos de capacitação na área de produção artesanal de sabão, sabonete, repelente e produção de artesanatos do talo do buriti, objetivando a qualificação de jovens e adultos com deficiência.
 


Sobre a APAE/CZS

A APAE de Cruzeiro do Sul – Acre, fundada em 16 de abril de 1997, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Cruzeiro do Sul – Acre. Carem Lima Carvalho Queiroz, sócia fundadora desta APAE, iniciou o movimento apaeano em Cruzeiro do Sul, com o apoio de sua família, que teve como fonte de inspiração sua filha, Natasha Carvalho de Queiroz. Carem Carvalho, através da mobilização social, conquistou rapidamente adeptos ao movimento, destacando-se entre eles pais e amigos de pessoas com deficiência. A fundação da instituição teve o apoio logístico da APAE de Rio Branco - AC, representada pela sua presidente Cecília Lima, que enviou uma equipe técnica para a primeira Assembléia de fundação da entidade. Após quatorze anos de existência e serviços prestados à comunidade, a Instituição inaugurou a primeira e segunda etapa da sede própria. 


Por acreditar nas possibilidades transformadoras do meio social, a APAE é mantenedora de várias modalidades de programas que abrangem às áreas de: Educação, Cultura, Esporte, Assistência Social, Saúde, Profissionalização, Lazer e Cursos para a Comunidade.



Atende crianças a partir de zero ano de idade, adolescentes, jovens, adulto e idoso com deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Realiza habilitação, reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência, com apoio de uma equipe multidisciplinar.
 

A APAE de Cruzeiro do Sul, hoje, na coordenação da Professora Uvilene Costa participa de uma rede de atendimento que visa a garantia do exercício dos direitos da pessoa com deficiência e atua nas melhorias das políticas públicas em prol da inclusão social e qualidade de vida da sua clientela.







Aluna Catarina em sua dança do ventre  
A aluna Catarina com o professor de dança Aldinei.

Alunos da APAE apresentando seus conhecimentos na capoeira

Coordenador Zequinha, aluna Bia e Uvilene
Coordenador Zequinha e a comunidade APAE





Nenhum comentário:

Postar um comentário